LULA ENGROSSA A VOZ CONTRA O IBAMA, DIZ QUE O ÓRGÃO ESTÁ CONTRA O GOVERNO E RECLAMA DE “LENGA-LENGA” SOBRE MARGEM EQUATORIAL
Agora vai? O presidente Lula parece ter entrado de vez na defesa da exploração da Margem Equatorial. E, para quem sabe ler nas entrelinhas, deu um recado claro ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e também ao Ministério do Meio Ambiente – pasta chefiada por Marina Silva e responsável pelo órgão ambiental. Em entrevista a uma rádio, Lula aumentou o tom e falou que o Ibama parece jogar “contra o governo”. Foi além disso e ainda disparou que o Brasil não pode ficar de “lenga-lenga” diante da decisão sobre explorar as vastas potenciais riquezas que existem nas bacias da Margem Equatorial – região que vai do litoral do Rio Grande do Norte até o Amapá. Ironias do destino, é como se Lula estivesse repetindo o famoso lema “drill, baby, drill”, criado pelo presidente americano Donald Trump.
“Não é que eu vou mandar explorar. Eu quero que seja explorado. Agora, antes de explorar, temos que pesquisar”, declarou Lula em entrevista à Rádio Diário FM, do Amapá. “Precisamos autorizar que a Petrobras faça pesquisa, é isso que nós queremos. Se depois a gente vai explorar, é outra discussão. O que não dá é para ficar nesse lenga-lenga, o Ibama é um órgão do governo parecendo ser um órgão contra o governo”, acrescentou.
![O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Foto: José Cruz/Agência Brasil](https://petronoticias.com.br/wp-content/uploads/2024/11/124a0016-300x240.jpg)
O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Como já disse em outras oportunidades, Lula defendeu a perfuração de um poço exploratório pela Petrobrás na Bacia da Foz do Amazonas – que apesar deste nome, fica a cerca de 500 km da foz do gigantesco rio. Segundo ele, esse poço vai trazer mais clareza sobre o tamanho das reservas da região. “O que nós queremos é que o governo diga qual é a vontade dele, a Petrobras é uma empresa responsável…nós vamos cumprir todos os ritos necessários para que a gente não cause nenhum estrago na natureza, mas a gente não pode saber que tem uma riqueza debaixo de nós e a gente não vai explorar. Até porque é dessa riqueza que a gente vai ter dinheiro para construir a famosa e esperada transição energética”, declarou o presidente. Lula afirmou que realizará uma reunião com a Casa Civil e com o Ibama na próxima semana para discutir o tema.
Para lembrar, em maio de 2023, isto é, há quase dois anos atrás, o Ibama rejeitou o pedido de licença ambiental da Petrobrás para perfuração de um poço marítimo no bloco FZA-M-059, na costa do Amapá. A petroleira fez um pedido de reconsideração e aguarda até hoje a resposta do órgão ambiental. Nesse meio tempo, um grupo de técnicos do Ibama recomendou que a licença fosse negada e o processo fosse arquivado. O presidente do Ibama não seguiu a orientação e pediu mais dados e complementos da Petrobrás.
No início deste mês, a presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, afirmou durante um evento no Rio de Janeiro que a estatal já havia respondido todos os questionamentos feitos pelo órgão ambiental. Ela lembrou também que a companhia está construindo um centro de reabilitação da fauna, conforme demandado, no Oiapoque, que deve ficar pronto em março.
finalmente o presidente Lula entendeu que o IBAMA está sendo comandados por traíras, que sob a desculpa da preservação do meio-ambiente impede a exploração de nossos recursos naturais para o desenvolvimento do país, estes sob a batuta de marina silva(que ficou em silêncio durante os governos temer e bolsonaro, quando teve as tragédias de brumadinho e mariana por exemplo, e teve que ser convocada pelo presidente Lula quando aconteceu as cheias do RS) só estão esperando a chegada de um governo de direita e/ou neofascista para dar as respectivas autorizações e dessa forma transferir essa riqueza para o imperialismo americano/europeu… Read more »