faixa - nao remover

LUMMIERE E FLORA ENERGIA FECHAM PARCERIA PARA PROPORCIONAR DESCONTOS NA CONTA DE LUZ DE CONSUMIDORES DE BAIXA TENSÃO

luiz-caldas

Uma parceria entre o Grupo Lummiere e a Flora Energia está ajudando a ampliar o acesso à energia solar no Brasil. Graças à Resolução Normativa Nº 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), consumidores de baixa tensão agora têm a oportunidade de usufruir dos benefícios e melhores preços da fonte solar. Em entrevista ao Petronotícias, o diretor de operações da Lummiere Energia, Luiz Caldas, diz que a empresa já fez acordos com várias concessionárias de energia em estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Pernambuco. Agora, clientes desses estados podem consumir energia solar sem a necessidade de possuir sistemas fotovoltaicos em seus telhados. A modalidade funciona da seguinte forma: a Flora injeta energia solar gerada em suas usinas nas redes de distribuição das concessionárias estaduais. Os clientes da Lummiere que aderirem a essa modalidade consomem essa energia e garantem descontos em suas tarifas. “Neste formato, fornecemos a consumidores cadastrados nessas distribuidoras a energia solar injetada, com redução do custo da tarifa na ordem de até 15% na bandeira verde e 30% na bandeira vermelha”, diz Caldas. Além disso, também de acordo com o entrevistado, a Resolução Normativa 50 da ANEEL abrirá ainda mais o acesso à economia de energia para consumidores de média e alta tensão a partir de janeiro de 2024, com potenciais reduções de custos de 30% a 40%.

Quando começou essa parceria com a Flora Energia? 

A Resolução Normativa Nº 482 da ANEEL, em vigor, permite o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica nacionais. Isso significa que todo microgerador de energia ativamente cadastrado no Ministério da Fazenda, por um CPF ou um CNPJ, pode injetar sua energia, principalmente solar, nas redes de distribuição das concessionárias.

Com essa Resolução da ANEEL, o Grupo Lummiere e a Flora Energia firmaram um acordo com diversas distribuidoras de energia do Brasil: Light (RJ), Enel (RJ), Cemig (MG), Energisa (MG, RJ, SP, MT e MS), EDP (SP e ES) e Neoenergia (PE). Por esse acordo, a energia gerada por usinas da Flora chega aos consumidores de baixa tensão desses estados. 

Como os consumidores podem ter acesso a essa energia solar? 

O processo é simples. Basta acessar o site da Flora Energia, referenciar um e-mail, digitar o código promocional Lummiere, anexar em PDF a última conta de luz e o sistema vai fornecer a simulação, sem compromisso, da economia mensal e anual.

Caso concorde com o proposto, é só confirmar com a assinatura. A concessionária distribuidora tem o prazo de até 3 faturas para já demostrar a quantidade de energia solar injetada para o usuário cadastrado, demostrando as tarifas reduzidas apresentadas pela Flora.

E quais os benefícios para os consumidores que aderirem?

solarNeste formato, fornecemos a consumidores cadastrados nessas distribuidoras a energia solar injetada, com redução do custo da tarifa na ordem de até 15% na bandeira verde e 30% na bandeira vermelha.

Por exemplo, no Rio de Janeiro, o cliente verá na conta de luz os valores cobrados pela distribuidora (Light). Isso inclui a taxa mínima de disponibilidade e as taxas municipais de iluminação pública. A fatura também vai demonstrar o desconto concedido e a energia solar injetada – isto é, a energia solar gerada pela Flora, injetada na rede da Light e que chegou ao consumidor de baixa tensão, conforme a Resolução Normativa da ANEEL.

Como está sendo a procura por esse formato de consumo de energia solar? 

No Rio de Janeiro, está sendo grande a aceitação desse procedimento, principalmente em condomínios, lojas, hospitais, restaurantes, clínicas diversas, concessionárias de automóveis, entre outros tipos de consumidores em baixa tensão. Atualmente, já contamos com mais de 3 mil clientes no Rio de Janeiro. Estamos também trabalhando ativamente para ampliar nossa base de clientes nos demais estados. 

E quanto aos consumidores de média e alta tensão? Também poderão aderir a essa solução ofertada pela Lummiere? 

O Mercado Livre de energia até então era liberado apenas para empresas que trabalhavam com baixa, média e alta tensão acima de 500 kW.  No entanto, com a Resolução Normativa 50 da ANEEL, a partir de janeiro de 2024, qualquer consumidor que esteja na categoria de média tensão e alta tensão poderá também aderir a essa modalidade oferecida pela Lummiere, como uma redução de custos na conta de energia elétrica de 30% a 40%.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of