LUPATECH MUDA DIRETORIA E VAI CORTAR GASTOS E DEMITIR PESSOAL
A Lupatech, fornecedora de equipamentos e serviços para o setor de óleo e gás, reformulou sua diretoria e anunciou um novo presidente, que assume com a tarefa de recuperar as vendas e a saúde financeira. A empresa vive um momento delicado desde que abriu o capital, em 2006. Alexandre Monteiro será o novo presidente. Desde abril deste ano, vinha ocupando a vice-presidência de finanças e a diretoria de relações com investidores. Ele está substituindo Nestor Perini, que ficará apenas no comando do conselho de administração.
O posto de diretor financeiro ficará com Thiago Piovesan, atual diretor de controladoria. César Paolini, que veio da Schlumberger comandará a diretoria de serviços. A vice-presidência comercial deixará de existir e José Abu-Jamra, que ocupava o posto, se dedicará apenas ao conselho.
A mudança na gestão visa adequar a Lupatech à nova regra de governança para as companhias listadas no Novo Mercado, que prevê que os cargos de diretor-presidente e presidente do conselho sejam ocupados por pessoas diferentes. Os desafios são imensos. Com a crise financeira global de 2008, a Lupatech perdeu receita e geração de caixa, que até hoje não se recuperaram plenamente. Com a menor capacidade de gerar caixa, o endividamento da Lupatech atingiu patamares altos, o que causou o rebaixamento dos ratings pelas agências de classificação de risco. Tudo isso frustrou os investidores e se refletiu na bolsa. As ações da companhia estão hoje perto do piso histórico, cotadas a R$ 9,80. O novo presidente acredita que a recuperação da empresa passa por três frentes no curto prazo: aumento da receita, redução de custos, principalmente com enxugamento de pessoal, e venda de ativos.
A reestruturação da empresa deve gerar um ganho de cerca de R$ 20 milhões ao ano a partir de 2012. E a venda de ativos, que deve se concretizar no segundo semestre deste ano, deve gerar um caixa de R$ 150 milhões a R$ 200 milhões para a empresa.
Queria um sócio como o BNDES ou a Petros.
Nunca precisaria me preocupar com fluxo de caixa ou falta de pedidos.
Meus sócios estariam sempre prontos….
Se isto não é conflito de interesses, não sei mais o que poderia ser…..
Abandonar o navio!!!!!!