MAERSK FINALIZOU A PRIMEIRA CONVERSÃO DE UM NAVIO PORTA-CONTÊINERES PARA MOTOR MOVIDO A METANOL | Petronotícias




faixa - nao remover

MAERSK FINALIZOU A PRIMEIRA CONVERSÃO DE UM NAVIO PORTA-CONTÊINERES PARA MOTOR MOVIDO A METANOL

Maersk, Leonardo SonzioA Maersk anunciou a conclusão da primeira conversão de um grande navio porta-contêineres para motor bicombustível movido a metanol. A embarcação Maersk Halifax passou pelos trabalhos de modernização no Estaleiro Zhoushan Xinya, na China, ao longo de 88 dias. A conversão foi concluída no final de outubro de 2024. “Temos o prazer de anunciar que o Maersk Halifax foi adaptado com sucesso para se tornar um navio bicombustível capaz de operar com metanol. Após a conclusão dos testes no mar, o Maersk Halifax voltou a operar e agora está atendendo nossos clientes no comércio transpacífico”, afirmou o chefe de Gestão de Frota e Tecnologia da Maersk, Leonardo Sonzio.

A conversão do motor foi realizada pela MAN Energy Solutions, que substituiu componentes para adaptar o motor ao uso de metanol. O processo de retrofit incluiu a instalação de maersk-halifax_1024x576 copiarnovos tanques de combustível, uma sala de preparação de combustível e um sistema de abastecimento dedicado. Além disso, o casco do navio foi ampliado para acomodar os novos tanques. Com essas modificações, o comprimento da embarcação aumentou em 15 metros, passando para 368 metros, o que elevou sua capacidade de aproximadamente 15.000 TEU para 15.690 TEU.

Desde que estabelecemos a ambiciosa meta climática de sermos net zero até 2040, exploramos o potencial de modernização dos navios existentes com motores bicombustíveis. No próximo ano, teremos ensinamentos a partir desta primeira conversão de uma grande embarcação. A modernização de embarcações existentes pode ser uma alternativa importante às novas encomendas na nossa transição de combustíveis fósseis para combustíveis de baixas emissões”, explica Leonardo Sonzio.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of