MAERSK LINE AUMENTA FRETE PARA PRINCIPAIS DESTINOS EM 30%
A dinamarquesa Maersk Line, maior empresa de transporte de contêineres do mundo, aumentou fretes marítimos para o Brasil. A empresa está cobrando em média 30% a mais para embarcações transitando entre o país e a Europa, Ásia, Oriente Médio e Estados Unidos. Segundo a Maersk o aumento se deu por causa do prejuízo de mais de US$ 600 milhões registrado no ano passado em suas operações globais.
Porém, a empresa não é a única do ramo a enfrentar dificuldades. O aumento no preço do frete de diversas companhias de navegação é reflexo do aumento de aproximadamente 300% do preço do bunker, combustível usado pelos grandes navios, nos últimos dois anos. Segundo o diretor geral da Maersk Line no Brasil, Peter Gyde, 2012 será um ano crítico para a navegação em todo o mundo.
As novas tarifas começaram a ser implantadas no mês de março em algumas rotas. Em termos concretos, o preço de exportação de carga seca entre Brasil e Europa, por exemplo, aumentou US$ 300 por contêiner. Segundo a Maersk, os seus clientes têm acesso às estatísticas e entendem que mesmo com o aumento o valor cobrado pela companhia é reduzido, e que apesar do aumento das tarifas e da desaceleração no crescimento de volume de contêineres exportados do Brasil, a expectativa para este ano é de um crescimento de 5% sobre o ano anterior.
Deixe seu comentário