MAERSK OIL CONTRATA MODEC PARA DESENVOLVER FSO PARA CAMPO DE CULZEAN, NO MAR DO NORTE
No início de setembro a Maersk Oil recebeu autorização da autoridade britânica do setor de óleo e gás para iniciar a produção no campo de Culzean, no Mar do Norte. Agora, a companhia contratou a Modec para construção de um Floating Storage and Offloading (FSO). O navio terá capacidade de produção de 25 mil barris de condensado (mistura de hidrocarbonetos que encontra-se no estado gasoso em subsuperfície e torna-se líquida na superfície) por dia e armazenamento de outros 350 mil barris.
A companhia japonesa ficou responsável pela engenharia e EPC da embarcação, enquanto sua subsidiária Sofec deverá projetar e fornecer o sistema de ancoragem de Turret Interno. Segundo a Modec, o FSO será entregue à Maersk Oil no primeiro semestre de 2018.
“Nós estamos muito contentes com a conquista deste contrato para fornecimento de FSO para a Maersk Oil”, afirmou o CEO da Modec, Toshiro Miyazaki (foto). “Esse novo contrato representa um marco significativo para a Modec com a entrada da companhia na indústria de óleo e gás do Mar do Norte”.
A Maersk Oil prevê o início de produção de gás apenas em 2019, continuando por pelo menos 13 anos, atingindo seu pico de produção entre 60 mil e 90 mil barris de óleo equivalente por dia e até 14 milhões de m³/dia de gás. A expectativa é que a descoberta seja responsável por suprir 5% da demanda britânica por petróleo e gás quando atingir seu pico de produção.
O campo de Culzean foi descoberto em 2008 e fica a cerca de 230 quilômetros da costa de Aberdeen, Escócia, e é apontado como o maior campo de óleo e gás encontrado na região nos últimos dez anos, com potencial estimado de 250 milhões de barris de óleo na localidade São sócias da companhia dinamarquesa no campo de Culzean a JX Nippon Exploration & Production (UK) e a BP.
Deixe seu comentário