faixa - nao remover

MAGDA CHAMBRIARD ANUNCIA O INÍCIO DE OPERAÇÃO DO GASODUTO ROTA 3, QUE LEVARÁ GÁS DO PRÉ-SAL AO POLO GASLUB

Captura de tela 2024-08-09 145811A presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, anunciou agora há pouco o início de operação do gasoduto Rota 3. A inauguração do projeto é aguardada há anos pelo setor de óleo e gás e pela indústria, pois permitirá trazer mais gás do pré-sal brasileiro para o continente. O gasoduto Rota 3 possui aproximadamente 355 km de extensão total, sendo 307 km referentes ao trecho marítimo e 48 km referentes ao trecho terrestre, e escoará gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos até o Polo Gaslub (antigo Comperj), em Itaboraí (RJ), onde está localizada uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN).

À sociedade, nós vamos continuar a dar boas notícias. Nesse sentido, já adiantamos que hoje anunciaremos o início da operação do gasoduto Rota 3, uma entrega extremamente relevante para o estado do Rio de Janeiro e para o aumento da disponibilidade de gás natural em todo o território brasileiro. Temos muitos projetos que nos permitirão cumprir nosso papel relevante na economia nacional, projetos que trarão retornos importantes para a sociedade e para todos os nossos acionistas”, afirmou Magda nesta sexta-feira (9), durante entrevista coletiva para detalhar os resultados financeiros da empresa no segundo trimestre. O Rota 3 terá capacidade para transportar até 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia. 

Conforme noticiamos ontem (8), um marco importante para o início do projeto foi alcançada, após a Agência Nacional do Petróleo (ANP) autorizar a operação de quatro unidades auxiliares do Polo GasLub, o antigo Comperj, localizado em Itaboraí (RJ). O aval dado pelo órgão regulador permitirá a integração do polo com o gasoduto Rota 3, por meio de uma solução técnica chamada de pressurização reversa.

Ainda durante a entrevista coletiva desta tarde, a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobrás, Renata Baruzzi, também acrescentou que as obras da UPNG do Polo Gaslub estão avançando bem, com a previsão de finalizar algumas etapas ainda neste mês. A expectativa é que a planta inicie sua operação ainda no terceiro trimestre.

Devemos concluir a completação mecânica ainda no mês de agosto. Ontem, recebemos a notícia de que a ANP autorizou a pressurização reversa, que é um passo importante para que possamos dar partida na planta. Portanto, ainda no terceiro trimestre, vamos iniciar a operação dessa planta e começar a trazer gás através da Rota 3”, disse. A UPGN do Polo Gaslub possuirá dois trens, cada um com capacidade de 10,5 milhões de metros cúbicos por dia. Após o início da operação do trem 1, a inauguração do trem 2 está prevista para aproximadamente um mês depois.

A Petrobrás planeja ainda instalar uma nova usina térmica no Gaslub, com capacidade para gerar 400 MW. O diretor substituto de Exploração e Produção da companhia, Wagner Victer, mencionou que no dia 14 ocorrerá uma audiência pública para discutir a licença prévia da planta. Segundo ele, apesar de ainda não haver um cronograma para o leilão de térmicas do governo, a Petrobrás já está preparando-se para atender aos requisitos, aproveitando a infraestrutura de transmissão existente na região de Itaboraí.

10
Deixe seu comentário

avatar
8 Comment threads
2 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
9 Comment authors
AdaoJose Cezar Teixeira de CastroInfanteTercioNivaldo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Naustria Albuquerque
Visitante
Naustria Albuquerque

excelente notícia!

Luiz Prado
Visitante
Luiz Prado

Nada como anunciar algo abandonado há mais de uma década como uma grande novidade.

Agora virão outros anuncios similares, como a transposta do São Francisco requentada!

Tercio
Visitante
Tercio

Para alguns, é conveniente entregar as riquezas nacionais para o monopólio privado! São os entreguistas de sempre.

Adao
Visitante
Adao

Nada como o recalque de quem entrega tudo pro setor privado e depois vem criticar, quem está reativando o setor público!!!

Welligton Torre
Visitante
Welligton Torre

O Brasil voltando a ser o “Brasil” que todos nós queremos, sem privatização e entrega do patrimônio do povo brasileiro aos gananciosos do “mercado ‘.
Nosso patrimônio a serviço do povo!

Carlos Alberto Pires
Visitante
Carlos Alberto Pires

Magnífico!!! A indústria brasileira precisa dessa energia. Grande notícia.

Nivaldo
Visitante
Nivaldo

Tive o prazer de ser responsável pela supervisão da construção de pelo menos 20% da UPGN. Seja bem vinda e espero que tenhamos um gás com preço melhor.

Infante
Visitante
Infante

Dez anos, no mínimo atrasado. No pressal a prática da extração predatória já e soberana com o desprezo, descarte e reinjeção de gás. O campo gigante de metano no pressal de Sergipe jaz abandonado. Importação via GNL, Bolívia e talvez Argentina. Até quendo subsolo, floresta , boi e plantio de soja( só o plantio, o resto e de fora) vão pagar a conta? Subdesenvolvido, ignorante.Anuncio doze anos atrasado, uma prática. O que acontece em uma empresa engorda porco que beneficia a concorrência? E também o “mercado” do O.Guedes só sangra o país

Jose Cezar Teixeira de Castro
Visitante
Jose Cezar Teixeira de Castro

Este trecho terrestre de 48km, está abandonado há pelo menos 6 anos, será que não está enferrujado ???

Jose Cezar Teixeira de Castro
Visitante
Jose Cezar Teixeira de Castro

E o porto de Jaconé/Maricá quando será ???