MAGDA CHAMBRIARD DIZ QUE PETROBRÁS AVALIA ADAPTAÇÕES EM PLATAFORMAS PARA AMPLIAR OFERTA DE GÁS | Petronotícias




faixa - nao remover

MAGDA CHAMBRIARD DIZ QUE PETROBRÁS AVALIA ADAPTAÇÕES EM PLATAFORMAS PARA AMPLIAR OFERTA DE GÁS

Magda ChambriardVamos ter mais gás chegando [à costa]”. Essa foi a promessa feita hoje (25) pela presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, a uma plateia de executivos do setor de energia durante um evento promovido pela Firjan, no Rio de Janeiro. A fala foi bastante celebrada com aplausos pelos presentes, que ouviram também da presidente da estatal alguns dos planos da companhia para ampliar a oferta do insumo. Segundo Magda, a Petrobrás avalia no momento fazer mudanças em algumas das plataformas que estão em construção para que essas unidades possam ter a capacidade de exportação de gás.

“Estamos trabalhando para trazer mais gás para a costa. Quando cheguei à Petrobras, me deparei com algumas obras, plataformas de grande porte, que não tinham a possibilidade de exportar gás para a costa. Elas foram projetadas dessa forma por uma questão de economicidade, sem viabilidade de exportação. Assim, a reinjeção do gás nelas é obrigatória. No entanto, estamos trabalhando para reverter essa situação. Estamos buscando mais gás no pós-sal, estamos buscando mais gás no pré-sal, e o esforço tem sido grande. Mas a minha mensagem principal é a seguinte: você pode acreditar, vai ter mais gás”, afirmou.

A gerente geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan, Karine Fragoso, também participou do evento

A gerente geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan, Karine Fragoso, também participou do evento

Segundo a reportagem do Petronotícias apurou, atualmente a Petrobrás tem seis plataformas sendo construídas sem a possibilidade de exportação de gás natural. São elas: Búzios 7 (P-78), Búzios 9 (P-80), Búzios 10 (P-82) e Búzios 11 (P-83), além de Mero 3 (FPSO Marechal Duque de Caxias) e Mero 4 (FPSO Alexandre de Gusmão). A presidente da companhia ainda não deixou claro quais dessas unidades poderiam ter modificações ou adaptações para incluir a possibilidade de exportar gás natural.

FIRJAN LANÇA LIVRO SOBRE O MERCADO DE GÁS NATURAL

DSC_0008A promessa de trazer mais gás para a costa revelada pela presidente da Petrobrás aconteceu durante o lançamento do livro “Mercado de Gás Natural no Brasil”, lançado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). A publicação foi organizada pela Sócia fundadora da SG Advogados, Daniela Santos (foto à esquerda), e pela diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Symone Araújo. O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, a gerente geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan, Karine Fragoso, o diretor-geral da ANP, Rodolfo Saboia, e diversos outros nomes da indústria também participaram do evento.

O propósito da Firjan é estar à disposição de empresas e agentes do mercado, como sempre estivemos, para apoiar iniciativas que tragam inovação e competitividade ao setor. Em um cenário de tantas transformações, é essencial termos momentos como este para trocar ideias, compartilhar conhecimento e, sobretudo, construir pontes que nos ajudem a enfrentar os grandes desafios, propondo soluções”, disse Luiz Césio Caetano.

DSC_0023O livro aborda, de forma abrangente e detalhada, as complexidades e dinâmicas do mercado de gás natural no Brasil, com o objetivo de oferecer uma análise aprofundada sobre a oferta, a competição e os preços no setor. A equipe de Petróleo, Gás e Naval da Firjan contribui com três artigos: um sobre o potencial do Gás Natural para a descarbonização da economia brasileira, da gerente-geral de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Karine Fragoso; outro sobre Gás Release, do gerente de Cenários de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan SENAI SESI, Fernando Montera; e um terceiro sobre questões regulatórias do Gás Natural Comprimido e Gás Natural Liquefeito, de Fernando Montera e Bruna Duarte, especialista em Regulação de Petróleo e Gás da Firjan.

Ao todo, são 36 artigos de 60 autores (30 homens e 30 mulheres). Destinado a profissionais do setor de energia, reguladores, investidores, acadêmicos e estudantes, o livro busca entender as nuances do mercado de gás natural no Brasil e suas perspectivas futuras. Com contribuições de especialistas renomados, a obra explora temas como concorrência, regulamentação, novas tecnologias, acesso e infraestrutura, estocagem e segurança, além da diversificação e sustentabilidade.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Dc.NicacioJosé Carlos da Silva Lima Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
José Carlos da Silva Lima
Visitante
José Carlos da Silva Lima

Já se sabe desde a fundação da Petrobras que mudar projetos em andamento são o maior fator de extensão de prazos e custos. Vai ter que mudar a plataforma toda.
Essa senhora vai acabar com o fuimediato das ações da empresa.

Dc.Nicacio
Visitante
Dc.Nicacio

Vamos aguardar…acredito q a sra.Magda não seria irresponsável a este ponto, pq p ser presidente de uma grande empresa,tem que ser ótimo administradora, tenho esperança que tudo vai dar certo, torço mto a favor dela e da Petrobras que sempre foi uma referência em tecnologia e produtora, mesmo c seus problemas ocorridos tempos atrás…Força Magda
vamos transformar a Cia.,maior e melhor para todos os brasileiros.