faixa - nao remover

MAGDA CHAMBRIARD DIZ QUE SIMULADO NA FOZ DO AMAZONAS TRANSCORREU SEM PROBLEMAS, MAS IBAMA NÃO TEM PRAZO PARA DECISÃO

magdaA Avaliação Pré-Operacional (APO) conduzida pela Petrobras na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial, foi concluída dentro do esperado. A informação foi divulgada pela presidente da estatal, Magda Chambriard, em publicação no LinkedIn. “O exercício transcorreu sem intercorrências”, afirmou a executiva, acrescentando que a companhia agora aguarda a manifestação do Ibama sobre os próximos passos.

O órgão ambiental, entretanto, já indicou que não possui prazo definido para encerrar as análises e divulgar o relatório final sobre a viabilidade do Plano de Emergência Individual (PEI) apresentado pela Petrobras.

Sonda NS-42 (ODN-II)_Foto2_Divulgação ForeseaMais de 400 pessoas participaram da APO durante os quatro dias de atividades. A operação mobilizou o navio-sonda ODN II, da Foresea, posicionado no local do poço; o Centro de Fauna em Oiapoque; além de seis embarcações de contenção e recolhimento de óleo, outras seis voltadas ao monitoramento, resgate e atendimento à fauna, e três aeronaves.

A APO representa a etapa final do processo de licenciamento ambiental conduzido pelo Ibama e tem como objetivo avaliar a efetividade do plano de resposta emergencial da Petrobras. Apenas após essa fase, e caso a licença seja concedida, a companhia poderá iniciar a perfuração do poço no bloco FZA-M-59, em águas profundas do Amapá.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Geraldo Luís Lino Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Geraldo Luís Lino
Visitante
Geraldo Luís Lino

Meu palpite: a “análise técnica” será minuciosa e não será concluída antes da COP30, talvez nem mesmo este ano. A Petrobras pode desmobilizar o navio e aguardar sentada. Bloquear a exploração na Bacia da Foz do Amazonas é ponto de honra para o lobby ambientalista do qual o Ibama é parte integrante.