MAGDA CHAMBRIARD É APROVADA PELO CONSELHO DA PETROBRÁS, ASSUME A PRESIDÊNCIA, MAS INICIA O TRABALHO SEGUNDA-FEIRA
Fumaça branca na Chaminé da Perobrás. Habemos presidente novamente. A empresa comunicou que o seu Conselho de Administração, em reunião realizada hoje (24), nomeou Magda Chambriard como Conselheira de Administração e a elegeu como nova Presidente da companhia. E ela não esperou muito. Já assumiu hoje os dois cargos, não sendo necessária a convocação de Assembleia de Acionistas para esse fim. O seu currículo não deixa dúvidas que ela poderá fazer um trabalho de destaque. Desde Graça Foster, todos presidentes que assumiram depois dela não tinham a experiência de ter sido cria da Petrobrás e trabalhado na companhia (Aldemir Bendine, Pedro Parente, Ivan Monteiro, Roberto Castelo Branco, Joaquim Luna y Silva, José Mauro Ferreira Coelho, Caio Paes de Andrade e Jean Paul Prates). Magda Iniciou sua carreira na Petrobrás, em 1980, atuando sempre na área de Produção, onde acumulou conhecimentos sobre todas as áreas em produção no Brasil. Foi cedida à ANP para assumir a assessoria da diretoria de Exploração e Produção em 2002, quando atuava como consultora de negócios de E&P, na área de Novos Negócios de E&P da Petrobras. Na ANP, logo após assumir a assessoria, assumiu também as superintendências de Exploração e a de Definição de Blocos, com vistas a rodadas de licitação. Foi responsável pela implantação do Plano Plurianual de Geologia e Geofísica da ANP, que resultou na coleta de dados essenciais para o sucesso das licitações em bacias sedimentares de novas fronteiras.
Assumiu a Diretoria da ANP em 2008 e a Diretoria Geral em 2012, tendo liderado a criação da Superintendência de Segurança e Meio Ambiente, Superintendência de Tecnologia da Informação, os trabalhos relativos aos estudos e elaboração dos contratos e editais, os estudos técnicos que culminaram na primeira licitação do pré-sal, além das licitações tradicionais sob regime de concessão. Foi responsável pelas áreas de Auditoria, Corregedoria, Procuradoria, Promoção de Licitações, Abastecimento, Fiscalização da Distribuição e Revenda de Combustíveis, Recursos Humanos, Administrativa-Financeira, Relações Governamentais além das relativas ao segmento de Exploração e Produção.
O seu currículo não deixa dúvidas que ela poderá fazer um trabalho de destaque. Magda é mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (1989) e Engenheira Civil pela UFRJ (1979), com especialização em Engenharia de Reservatórios e Avaliação de Formações e especialização em Produção de Petróleo e Gás, na hoje denominada Universidade Petrobrás. Fez diversos cursos, além dos relativos à produção de óleo e gás, dentre os quais Desenvolvimento de Gestão em Engenharia de Produção, Negociação de Contratos de Exploração e Produção, Qualificação em Negociação na Indústria do Petróleo, Gerenciamento de Riscos, Contabilidade, Gestão, Liderança, Desenvolvimento para Conselho de Administração.
O dia de hoje, muito provavelmente, será de rapapés, tapinha nas costas e beija mão, telefonemas de políticos desejando sorte, mas de olho mesmo em cargos na companhia. Magda deve fazer uma concessão ou outra. Mas a partir de segunda-feira(27), vamos começar a sentir o peso de sua mão na administração. Quem defendeu as obras da empresa fora do país vai ter dificuldades de se manter nos cargos. Alguns diretores e gerentes executivos sabem que serão trocados, mas a expectativa é daquelas de filme de suspense.. Tchan Tchan Tchan…. O cargo é político e ela sabe disso. Mas quem espera a Lava Jato ressuscitar, pode tirar o cavalo da chuva. Pelo seu perfil, a indústria de montagens e a indústria naval, além da exploração da Margem Equatorial, estão nas prioridades de seu caderno na página 1. Vamos deixar o trem sair e esperar até segunda feira (27). Quem viver, verá…
No início da tarde, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro que tem uma ampla participação e interesse n setor de óleo e gás divulgou uma nota de apoio à nova Presidente da Petrobrás, que o Petronotícias, reproduz na íntegra:
“A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) parabeniza a engenheira Magda Chambriard pela posse como presidente da Petrobrás, maior empresa do país. Como vice-presidente do Conselho Empresarial de Petróleo e Gás da federação, Magda liderou atividades direcionadas a contribuir na tradução das oportunidades dos mercados de petróleo, gás e naval e para melhor inserção e fortalecimento da indústria fluminense.
A Firjan defende a manutenção dos investimentos da Petrobrás em exploração e produção de óleo e gás, viabilizando também a expansão da oferta de gás, assim como nos projetos de novas áreas de E&P, como a Margem Equatorial, e em energias renováveis. Certos de sua competência e compromisso com o Rio de Janeiro, o Brasil e a nossa indústria, a Firjan acredita na capacidade de construção de um ambiente colaborativo que se faça mais próximo ao encadeamento produtivo, que suporta as atividades da Petrobrás.”
Deixe seu comentário