MAGDA É APROVADA EM SABATINA NO SENADO E DEFENDE REGULARIZAÇÃO DOS ROYALTIES PARA LIBERAR LICITAÇÕES
Com fim do mandato previsto para novembro, a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, teve que passar por uma sabatina na Comissão de Infraestrutura do Senado, para que seu período no cargo fosse renovado. Ela já tinha o apoio de Dilma e não fez por menos na sessão: os senadores aprovaram sua permanência por 21 votos a um. Agora, a decisão segue para o plenário do Senado.
Durante a sabatina, ela afirmou que o órgão vai revisar os planos de desenvolvimento das concessionárias petrolíferas nos grandes campos do país, para reverter a queda na produção. Além disso, defendeu a necessidade de realização de leilões para concessão de blocos. Segundo ela, a indefinição do Congresso Nacional em relação à regulamentação dos royalties do petróleo é um impedimento para as novas licitações.
Ainda sobre o assunto, a ANP sugeriu nova rodada de licitações em terra e defendeu a descentralização de investimentos. De acordo com Chambriard, 85% da produção do Brasil encontra-se na Bacia de Campos, enquanto existe pré-sal no Rio, em São Paulo e no Espírito Santo. Além disso, criticou a concentração de investimentos na região Sudeste, já que a maioria dos estados possui bacias sedimentares.
Deixe seu comentário