MAIOR FEIRA SOBRE PIPELINES DA EUROPA TERMINA COM UM SHOW DE TECNOLOGIAS PARA CONSTRUÇÃO DE GASODUTOS
Terminou na Alemanha a feira mais importante sobre tubulações da Europa. Foi a 14ª Pipelines Conference, realizada na cidade de Berlim, que reuniu as mais importantes companhias da Europa, Austrália, Estados Unidos, Ásia e Canadá. Do Brasil, a Liderroll, além de ter sido uma das empresas patrocinadoras do evento, esteve presente mostrando suas novas tecnologias para suportação de tubos de qualquer diâmetro e o avanço nos métodos construtivos para lançamento de tubulações em ambientes confinados, como túneis, que terá uma grande demanda nesta década. Há muitos projetos em desenvolvimento no mundo, principalmente na China, Rússia, Índia, Paquistão, Canadá, Estados Unidos, Israel, Jordânia e no Turcomenistão.
Durante a realização da conferência, foi entregue uma mensagem do Presidente da Liderroll, engenheiro Paulo Fernandes, que se dirigiu a todos os participantes falando sobre a importância dos avanços tecnológicos das novas construções de dutos em todo mundo. A Liderroll participa da elaboração de vários projetos que estão em andamento em todo mundo. Durante os dias de realização da conferência, em paralelo à feira de exibições, a Liderroll mostrou alguns de seus projetos já realizados.
Foram organizadas diversas conferências e seminários coma participação de diversas empresas internacionais. Empresas operadoras e provedoras de tecnologias e serviços trocaram suas experiências, tanto com novas técnicas onshore como offshore e novos desenvolvimentos que apoiam as estratégias de energia em todo mundo. Mais de 800 delegados e 80 expositores participaram do evento.
Além de ser uma das patrocinadoras do evento, a Liderroll também participou do parque de exposições. Elias Rocha(foto ao alto), que liderou a equipe falou sobre a oportunidade de participar da maior feira de pipelines da Europa:
– Efetivamente a nossa presença aqui na Alemanha tem se destacado cada vez mais. Estivemos aqui no ano passado e gostamos tanto que nos motivou a ser um dos patrocinadores desse que é o maior encontro da Europa nesse segmento. Tanto que a nossa empresa está constantemente sendo chamada para apresentar a nossa tecnologia de lançamento de dutos em túneis. Há um mercado forte e emergente em vários países. São muitos projetos para lançamentos de oleodutos, gasodutos e até mesmo de um aqueduto que vai cortar uma cadeia de montanha na Jordânia.
– Então boa perspectiva de negócios?
Sem dúvida. Temos tido reuniões com diversas empresas que compõem os consórcios construtores desses dutos. Estamos participando da elaboração dos projetos que requer muito planejamento. São desafios gigantescos. Na Ásia, projetos antigos estão sendo, digamos assim, desengavetados pois não havia possibilidade viáveis de construção de dutos acima de 2 a 3 quilômetros dentro de tuneis. Nossa tecnologia não tem limitador de distância. Há uma real possibilidade de participarmos da obra em um túnel entre Rússia e Índia, onde a nossa tecnologia será o pilar mestre do empreendimento.
– A Liderroll pretende exportar os seus roletes ou construir uma fábrica nesses países?
– Temos que analisar todos os casos. Ainda não sabemos qual será a melhor estratégia. Criar uma estrutura no exterior e ser uma base para a Ásia. Estamos esperando os projetos amadurecerem para tomar uma decisão dessa envergadura. Precisamos analisar, porque envolve projetos, treinamento de pessoal, e diversos outros elementos. Vamos aguardar o desenrolar das boas negociações que estamos mantendo. É tudo muito demorado, detalhado. E é bom que seja assim, para agirmos de maneira firme e objetiva. “
HISTÓRICO PRECEDENTE QUE RESULTARAM NA MAGNÍFICA PERFORMANCE DA LIDERROLL NA PETROBRAS E INDUSTRIA BRASILEIRA NA ATUALIDADE. RETRATA A REALIDADE DA QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DOS PRODUTOS E SERVIÇOS PRESTADOS POR ESSA EMPRESA SOB COMANDO DO PAULO ROBERTO FERNANDES. Remeto a época em que trabalhava com o “Paulinho” na Petrobras, como era conhecido o atual comandante na Liderroll, quando lá trabalhávamos no Planejamento e Controle dos serviços de Instalações Marítimas (PC-SIMA)ligados as atividades operacionais da Balsa Guindaste de Lançamento de dutos para a Petrobras (BGL). Naquela oportunidade um determinado gerente com comportamento estranho gerenciava aquele órgão quando o “Paulinho” passou a ser perseguido… Read more »
COM A LIDERROLL DO NÃO TEM CRISE:
Parabenizo ao Paulo Roberto Fernandes pelo feito, demonstrando que a inovação tecnológica que introduziu nesse seguimento é marca registrada da LIDERROLL
Paulinho do SIMA:
Na próxima oportunidade, se for convidado pela LIDERROLL, estarei presente na OTC para presenciar o sucesso dessa empresa inovadora em tecnologia genuinamente nacional.
É importante ressaltar que o sucesso da Lideerrol possibilitou a conclusão em tempo record de obras de dutos para a Petrobras como a metodologia construtiva adotada na montagem do duto do Gasduc III para travessia de uma túnel com 3.758 metros de extensão, construído sob a serra de Santana no Município de Cachoeiras de Macacu (RJ), consistindo na utilização de suportação dotados de roletes motrizes com sistema elétrico de acionamento e controle automatico de forma a promover uma construção progressiva desse duto, desde a entrada até a transposição final do túnel. Essa metodologia de ponta, com aplicabilidade inédita no mundo… Read more »
O sucesso exploratório no pré-sal foi destaque na Feira Rio Pipeline de 2011 que teve a presença importante da LIDERROLL de Paulo Roberto Fernandes. O que passou despercebido naquela feira, ou não foi observado com intensidade pela PETROBRAS, mas podemos considerar como um grande sucesso, foi a premiação concedida, o “Global Pipeline 2011”, prêmio mundial que escolhe a tecnologia mais inovadora para o segmento de dutos no mundo, onde se sagrou vencedora a Liderroll Soluções Permanentes de Engenharia, fabricante de equipamentos para o setor de petróleo, concedido pela American Society of Mechanical Engineers (ASME). A tecnologia dos Roletes Motrizes Geração… Read more »