MAIOR PROJETO DA VALE RECEBE LICENÇA DE INSTALAÇÃO DO IBAMA
O Projeto Ferro Carajás S11D, o maior da história da Vale, obteve do Ibama a licença para se instalar nas fronteiras da Floresta Nacional Carajás (PA). O projeto de US$ 19,6 bilhões pretende extrair 90 milhões de toneladas anuais de minério de ferro em Serra Sul, mediante lavra a céu aberto. O produto será levado pelo Ramal Ferroviário do Sudeste do Pará, ligado à Estrada de Ferro Carajás, rumo ao Porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA).
Assinada pelo presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior (foto), a Licença de Instalação nº 947/2013, exige do empreendedor diversas medidas para proteção da fauna, flora, cavernas e demais ambientes naturais. Destaca-se a proposta de conservação de uma área de 2.912 hectares na Serra da Bocaina (PA).
No processo de licenciamento, foram solicitadas alterações no projeto, tais como: evitar a supressão de duas lagoas existentes, a modificação do método de lavra visando menos caminhões fora-de-estrada e a melhor distribuição das estruturas do complexo, poupando 1099 hectares de matas.
Deixe seu comentário