MAIS DE 6 MIL FUNCIONÁRIOS SE INSCREVERAM NO PROGRAMA DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA DA PETROBRÁS
A Petrobrás conseguiu até agora um pouco mais da metade das 12 mil adesões que espera ter em seu plano de demissão voluntária. Aproximadamente 6.100 funcionários da empresa se inscreveram no programa e a expectativa da petroleira é de que esse número cresça ainda mais durante este mês.
O plano de demissão foi apresentado em abril deste ano. No segundo trimestre deste ano, a Petrobrás desembolsou o valor de R$ 1,2 bilhão para o pagamento do incentivo ao desligamento.
Apesar da meta inicial de 12 mil adeptos ao programa, a estimativa feita pelo diretor executivo de Recursos Humanos, SMS e Serviços, Hugo Repsold Junior, durante a apresentação do balanço da Petrobrás no segundo trimestre, é de que até 7 mil empregados se inscrevam no plano.
Nas crises, infelizmente, as demissões são indispensáveis em nome do equilíbrio. As voluntárias e incentivadas são sempre as favoritas. Entretanto, espero que a Petrobrás tenha o devido cuidado de preservar o seu arquivo vivo, de funcionários qualificados, detentores de importantes acervos intelectuais, que serão seu principais agentes propulsores, no ciclo seguinte, pós crise. Formar tais quadros especializados é tarefa árdua.