MAIS USINAS TÉRMICAS PODEM SER DESLIGADAS ATÉ O FINAL DO ANO
A possibilidade de chover mais em novembro e dezembro já faz o governo federal pensar na possibilidade de desligar mais usinas termelétricas. Com isso, de acordo com o diretor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, o consumidor deve ser beneficiado com uma conta de luz mais barata.
Por outro lado, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (foto), em visita aos Estados Unidos para apresentar as perspectivas do setor energético nacional para investidores estrangeiros, disse que há a possibilidade de ligar térmicas, devido ao impacto da seca sobre a geração hidrelétrica.
Uma economia de R$ 5,5 bilhões, segundo o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrica (CMSE) já foi alcançada com o desligamento de 21 termelétricas de alto custo, em agosto deste ano.
Apesar do movimento de desligamento de termelétricas, 36 usinas a gás natural foram habilitadas para o leilão de energia A-5, em 2016, ocupando o segundo lugar no ranking de capacidade (18.741 MW). O líder foi o segmento eólico, com 864 projetos cadastrados, totalizando 21.232 MW. A autorização para a participação dos projetos no leilão foi emitida na última terça-feira (20).
Deixe seu comentário