MANABI IRÁ ANUNCIAR PROJETO DE PORTO NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
A mineradora brasileira Manabi, criada por ex-executivos da Vale e do grupo X, deve anunciar a construção de um novo porto no Espírito Santo. O Porto Norte Capixaba, que deverá ficar na cidade de Linhares, será o 11º projeto de porto em andamento no estado e terá um investimento de aproximadamente US$ 4 bilhões. A Manabi já apresentou uma carta de intenções ao governo do ES pedindo apoio na obtenção de licenças, qualificação de mão de obra, entre outros itens. O Porto Norte Capixaba servira de ponto de escoamento para a produção de duas minas de ferro que serão operadas pela Manabi em Minas Gerais, e deve entrar em operação em 2016, já com expansão futura planejada. Além do porto, o projeto da mineradora também inclui um mineroduto e um ramal ferroviário ligando Linhares a Colatina (ES), por onde passa a rodovia Vitória – Minas.
Em sua primeira fase, o Porto Norte Capixaba terá 21 berços de atracação, incluindo terminais de minério de ferro, suprimento de plataformas de petróleo, de grãos, carvão, fertilizantes e líquidos. Além disso, o projeto prevê a construção de dois estaleiros com sete berços e dois diques secos. Os terminais ficarão a 3 quilômetros da costa, ligados por duas pontes de acesso, sendo uma delas exclusiva para o minério de ferro, principal produto a ser movimentado no porto. Apesar de ainda não ter sido anunciado oficialmente, o projeto da Manabi já foi publicamente citado diversas vezes pelo governador do Estado, Renato Casagrande. A assessoria de imprensa da mineradora informou estar um período de silêncio após ter dado entrada em um processo de IPO (Oferta Pública de Ações) na Bolsa de Valores.
SENHORES DIRETORES DA MANABI MINERADORA:
REALMENTE, O ESPÍRITO SANTO É INEGÁVEL O MELHOR PONTO DE PARTIDA PARA NEGÓCIOS DE VULTO NOS SETORES PORTUÁRIO E DE CAPTAÇÃO E ESCOAMENTO DE ENERGIA, COMO PRODUTOS PETROLÍFEROS, INCLUSIVE PARA ATENDER OS MERCADOS INTERNO E EXTERNO.
SEJAM BEM-VINDOS AO ES, TERRA DE TRABALHO E OPORTUNIDADES.