MANIFESTANTES E FORÇA NACIONAL ENTRAM EM CONFLITO NA ORLA DA BARRA DA TIJUCA
Os conflitos entre Black Blocs e a Força Nacional voltaram a ocorrer no início da tarde desta segunda-feira, nas redondezas do Hotel Windsor Barra, onde será realizado o primeiro leilão do pré-sal. De um lado, manifestantes mascarados, vestindo preto, de outro, os militares, ambos dispostos em posição de ataque.
Os Black Blocs lançaram pedras contra a Força Nacional, mas poucas chegavam, pela distância entre uma frente e outra. Os homens da Força Nacional já sentem a tensão no ar, alguns reclamando que gostariam que o dia acabasse para voltarem às suas casas, mas a situação ainda é complicada.
Depois dos primeiros conflitos, por volta das 12h45 os dois lados estavam relativamente quietos. Uma banhista tentava passar de bicicleta para chegar ao mar e uma mãe atravessou a rua com o filho no colo. O menino, de uns três anos, acenou para os militares, que responderam com um sorriso. O breve momento de descontração durou menos de cinco minutos, quando os tiros de borracha e as bombas de gás lacrimogênio começaram a ser lançadas novamente contra os Black Blocs, mantendo a distância entre uma linha e outra.
O leilão de Libra é o primeiro do pré-sal sob o regime de partilha e está mobilizando o país nesta segunda-feira (21). Executivos das maiores petroleiras estão à espera da cerimônia oficial, manifestantes protestam do lado de fora e governantes tentam se tranquilizar enquanto as forças militares contêm os conflitos do lado de fora do Hotel.
Deixe seu comentário