MANIFESTANTES PROMETEM NOVO PROTESTO NO DELTA DO NÍGER, REGIÃO DE MAIOR PRODUÇÃO DE PETRÓLEO DA NIGÉRIA
Situação de conflito na Nigéria. Centenas de manifestantes invadiram uma estação de fluxo de petróleo da Shell na perigosa e tensa região do Delta do Níger. As pessoas que participaram do protesto estavam exigindo empregos e o desenvolvimento da infraestrutura. Novas manifestações foram manifestações estão marcadas para esta segunda-feira (14).
Os manifestantes reclamaram que não se beneficiam com a produção de petróleo em sua região, uma alegação óbvia, porque ela produz a maior parte do petróleo da Nigéria, o maior produtor de gás da África. Eles também exigem o fim da poluição resultante da exploração de petróleo na área. Soldados e guardas não dispersaram a multidão enquanto os manifestantes invadiam a estação de fluxo Belema, no Estado de Rivers, que abastece de petróleo o terminal de exportação Bonny, da Shell
Para aqueles que insistem que a iniciativa privada é a solução eficiente para toda atividade econômica, o exemplo da Nigéria mostra que não é exatamente assim. Petróleo é recurso estratégico para qualquer nação e assim deve ser administrado, com controle do Estado e em benefício da população.