MÁQUINA JAPONESA TRANSFORMA PLÁSTICO EM COMBUSTÍVEL
A empresa japonesa Blest está trabalhando em uma tecnologia que pode transformar lixo plástico em combustível. A idéia é desenvolver equipamentos de vários tamanhos, para utilização doméstica ou industrial. A transformação seria de um para um: cada quilo de lixo plástico geraria um litro de combustível – gasolina, diesel ou querosene -, usando apenas 1kW de energia e emitindo menos dióxido de carbono no processo.
A tecnologia empregada para essa transformação é um controle de aquecedor de temperatura elétrico para derreter o plástico e convertê-lo em gás bruto. Uma vez na forma de gás, ele entra em contato com água, que o resfria e converte em combustível. A mistura pode então ser usada em fogões e aquecedores ou, se refinado, em carros e motos.
O criador da máquina, Akinori Ito, declarou que o equipamento foi desenvolvido para enfrentar o desafio de reciclar lixo em um país como o Japão, que não dispõe de muito espaço. A versão residencial do produto é bastante pequena, podendo ser instalada sobre uma mesa, evitando a necessidade de construir enormes usinas, onde normalmente o plástico é reciclado, ou lixões.
Deixe seu comentário