MARAJÓ INVESTE EM MANUFATURA DE TURBINAS NO AMAZONAS E ABRE FILIAL NOS EUA | Petronotícias




faixa - nao remover

MARAJÓ INVESTE EM MANUFATURA DE TURBINAS NO AMAZONAS E ABRE FILIAL NOS EUA

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br)

A Marajó Diesel, sediada em Manaus (AM), é uma empresa voltada para o setor de turbinas e sistemas de injeção de diesel para máquinas dos segmentos naval, petrolífero e energético. Recentemente, a empresa abriu uma filial em Miami, nos EUA. Segundo o diretor da Marajó, Elias Nóvoa (foto), a nova unidade servirá de base para a expansão da companhia no mercado americano. O executivo revela que a companhia planeja, no próximo ano, montar e comercializar motores de energia em parceria com uma empresa chinesa. Ainda segundo o diretor, a Marajó é a primeira indústria do Norte do país a fazer o processo de manufatura de turbinas.

Qual é a área de atuação da empresa?

A Marajó é especialista em manufatura de turbinas industriais e remanufatura de sistemas de injeção. Nós realizamos o suprimento para máquinas industriais. Atualmente, a Marajó é uma referência em turbos e sistemas de injeção.

Como estão as atividades?

Há cerca de dois meses, nos tornamos a primeira indústria do Norte do país que faz o processo de manufatura do turbo. A turbina serve para injetar oxigênio de forma precisa no motor, conferindo mais potência e diminuindo a emissão de poluentes. Os motores precisam ter muita potência para fazer, por exemplo, o transporte marítimo. 

E quais outros produtos vocês oferecem?

Nós fazemos remanufaturas de sistemas de injeção de combustível. O serviço de remanufatura de bicos injetores oferece uma grande vantagem no que diz respeito ao preço. A diferença de preço vai de 40% a 50% para o cliente. Trabalhar com sistemas de injeção e com turbinas ao mesmo tempo é um diferencial da Marajó.

Por quê?

Porque esses produtos são parceiros na combustão. A Marajó produz o turbo e faz a remanufatura na injeção, duas tecnologias que precisam estar em sintonia para que os motores consigam o máximo de desempenho.

Quais são as vantagens do uso do diesel?

O óleo diesel deixa o motor mais potente. Ele oferece mais octanagem. Portanto, a combustão obtém do motor melhor reação de força e potência. É claro que existem outras soluções como gás, que é uma energia limpa. Porém, existe a necessidade da queima do combustível ou a mistura do gás com o diesel. O diesel tem mais eficiência, por isso que ele nunca vai deixar de ser uma alternativa energética. Aliás, posso também afirmar que nós estamos presenciando uma tendência de transição do gerenciamento de injeção mecânico para o eletrônico. Isso já é uma realidade. Grande parte dos motores a diesel já possui injeção eletrônica, e conseguem assim manter os padrões internacionais de emissão.

Recentemente vocês abriram uma filial em Miami (EUA). Qual o objetivo?

Abrimos a filial em Miami com a meta de conseguir suprimentos para o Brasil, importando máquinas e peças para nosso país. Além disso, a nossa filial nos EUA se torna uma extensão da nossa indústria para realizar vendas de turbos para o mercado americano.

Em quais outros mercados vocês desejam avançar no exterior?

Exportar para toda a América Latina e fazer contratos com a Ásia. Temos uma tendência em avançar em países que demandam tecnologia, como a Venezuela. Países do Oriente Médio também precisam de máquinas, além da África, que está crescendo bastante, pois possui um polo naval forte. Mas o ponto principal é avançar para América Latina, Caribe e Oriente Médio.

O estado do Amazonas oferece oportunidades para a expansão no setor naval?

Nunca um governo do Amazonas teve uma atenção tão grande ao setor naval como o atual. O estado hoje colocou em pauta a criação de um polo naval, o que é uma ideia excelente, pois vai gerar logística e fortalecer outros setores do mercado, além de gerar uma cadeia muito forte no setor naval. Empresas da Noruega, dos EUA e da Espanha estão vindo para o Amazonas para fincar raízes na região.

E quais são os planos da empresa na área de energia?

Nós pretendemos começar a distribuir motores de energia. A Marajó está buscando uma parceria com uma empresa chinesa, cujo nome ainda não posso revelar, para começar a comercializar estes equipamentos. A nossa expectativa é que a partir do próximo ano a nossa empresa comece a montar e comercializar os motores geradores de energia.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
rodolfosalazar Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
rodolfosalazar
Visitante
rodolfosalazar

Gostaria de informação do contato com a Marajó turbos, pois somos fornecedor de turbos em Recife, onde temos contato também através dos fones 081- 34280333. Se possível gostaríamos de manter contato com a Marajó para manter laços comerciais.

Sem mais para o momento, somos
Atenciosamente,
Rodolfo Salazar. http://www.dieselnorte.com.br/dieselnorte@uol.com.br