MÁRCIO FÉLIX USA A RIO OIL & GAS PARA FALAR SOBRE COTAS RACIAIS E DIVERSIDADE AO INVÉS DE INCENTIVOS AO MERCADO DE PETRÓLEO
O Secretário do Ministério das Minas e Energia, Márcio Félix, que está participando da Rio Oil & Gas, disse que é muito boa a expectativa para o leilão da 5ª Rodada do Pré-Sal, marcado para próxima sexta-feira (28): “A avaliação é positiva porque é o último leilão de 2018, o que o torna muito atraente”. Mas perdeu uma ótima oportunidade de falar sobre a criação de empregos e a necessidade da Petrobrás voltar a investir no mercado de petróleo. Ao invés disso, ele optou por participar de uma mesa plenária com o tema “Diversidade de gênero, agregando valor ao negócio”, em que se debateu mudanças estruturais e culturais para a inclusão da diversidade na gestão pública e privada. Como ministro interino, já que Moreira Franco está acompanhando o Presidente Michel Temer em visita a ONU, nos Estados Unidos, poderia ter falado mais sobre as oportunidades de negócios para o setor, ao invés de focar sua participação em diversidade sexual ou cotas raciais para negros.
O Brasil vive hoje o maior desemprego de sua história, com mais de 14 milhões de desempregados. E muito desta estagnação se deve ao setor de petróleo e ao imobilismo da Petrobrás, que já reúne condições de investimentos, depois de mais de quatro anos da Operação Lava Jato e pressões do Ministério Público, que insiste em ficar patinando no mesmo tema, requentando denúncias que muitas vezes são comprometidas por falta de provas concretas. Desgastando o mercado de engenharia que já tem muitas empresas ainda estão suspensas de suas atividades no país, perdendo o seu potencial e o seu conhecimento técnico.
Márcio Felix perdeu um tempo que poderia ser precioso para o mercado. Ele optou pelo politicamente correto, destacando as iniciativas de políticas promovidas pelo Ministério de Minas e Energia, como a instalação do Comitê Permanente de Gênero, Raça e Diversidade do MME e Entidades Vinculadas (Cogemmev), que integra 26 entidades, entre agências reguladoras, empresas públicas e estatais, com o objetivo de conscientizar sobre o respeito à diversidade sexual e a identidade de gênero. Para criação de emprego imediato, nem uma palavra. O leilão que será realizado na sexta-feira, só se traduzirá em criação de empregos em 2021, pelo menos. Como a história do cavalo do Rei. Até lá muitas empresas fecharão, muito mais desemprego haverá no setor de óleo e gás, com Marcio Felix possivelmente fora do ministério. Pelo menos estará em harmonia com as cotas raciais e a diversidade de gênero. Com o mercado que também está sob sua responsabilidade, nem tanto.
Muito estranho essa posição do Marcio Felix em defesa do tema “Cotas Raciais”. Observamos a Própria Petrobras desrespeitar a Lei de Cotas raciais nos derradeiros Concursos Públicos no Governo Temer, governo esse que o Sr Márcio Felix galgou postos importantes em sua carreira. Denunciei essa prática ilegal de desrespeito a Lei de Cotas Raciais e de Portadores de Deficiência, mas a Ouvidoria Geral da Petrobras não aceitou minhas denuncias. Analisando-se o teor das disposições editalícias, verifica-se a existência de cláusula expressa no sentido da inaplicabilidade dos dispositivos legais e constitucionais de reserva de vagas às pessoas portadoras de deficiência, negros,… Read more »