MARCOS MARZO RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL DE DESTAQUE EM GESTÃO DE MATERIAIS NUCLEARES
O engenheiro nuclear brasileiro Marcos Marzo foi agraciado com o prêmio Vincent J. DeVito Distinguished Service Award, durante a 66ª Reunião Anual do INMM – Institute of Nuclear Materials Management, em Washington (EUA). A premiação é o reconhecimento mais importante do instituto e homenageia profissionais que fizeram contribuições significativas e duradouras à gestão de materiais nucleares.
Nascido em São Paulo, em 1951, Marzo obteve seu doutorado na Universidade de Karlsruhe (Alemanha) em 1981 e atuou como Diretor da Divisão de Salvaguardas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (1983–1992). Ele se destacou por décadas de trabalho na implementação de salvaguardas internacionais, gestão de contabilidade e controle de materiais nucleares, proteção física e publicações técnicas sobre não-proliferação e salvaguardas.
O engenheiro nuclear atuou como diretor da Divisão de Operações A da AIEA, integrou o Grupo Consultivo Permanente da AIEA e atualmente é secretário-geral da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC). O prêmio reforça a relevância do profissional brasileiro no cenário internacional, reconhecendo sua liderança e contribuições técnicas de longo prazo no setor nuclear.
Deixe seu comentário