MARICÁ PLANEJA CRIAR ZONA INDUSTRIAL PARA ATENDER AO PRÉ-SAL
Com o objetivo de atender à crescente demanda de instalação de indústrias vinculadas à logística do petróleo, a Prefeitura de Maricá (RJ) apresentou uma proposta que permitirá a criação de uma Zona de Especial Interesse Industrial (ZEII) no município, alterando a atual Lei de Uso do Solo. A ZEII terá cerca de 30 km² e englobará pelo menos quatro grandes regiões no eixo da rodovia RJ-106 e nas proximidades do futuro Polo Naval de Jaconé, região escolhida pela Petrobrás para receber o gasoduto do pré-sal.
A proposta inclui a implantação de um heliporto para apoio às operações offshore, cuja capacidade poderá chegar a 120 voos diários, e a ampliação do aeroporto municipal, cuja pista poderá aumentar de 1.200 metros para 1.800 metros, enquanto o terminal poderá ser concedido à iniciativa privada, para, depois de pronto, movimentar anualmente até 68.000 passageiros e 3.500 toneladas de carga.
Está sendo estudado, também, um projeto de instalação de um condomínio industrial nas proximidades do futuro porto. Pelo menos um fabricante de tintas especiais para plataformas já encaminhou consulta formal à cidade. Além disso, há previsão de uma área destinada para grandes galpões de armazenamento. Segundo o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (foto), duas empresas italianas já assinaram cartas de intenção com o município: um estaleiro especializado em embarcações esportivas e uma montadora de carrocerias de trens, bondes e caminhões especiais.
Deixe seu comentário