faixa - nao remover

MARINHA APRESENTA O POTENCIAL E OS BENEFÍCIOS DA ENERGIA NUCLEAR DURANTE AUDIÊNCIA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

audiencia-publica-foto-4O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, também participou da audiência pública na Câmara dos Deputados que debateu a importância da energia nuclear no mundo. Em sua fala, ele destacou os papéis do Programa de Desenvolvimento de Submarinos e do Programa Nuclear da Marinha, de olho na obtenção do primeiro Submarino Nuclear Convencionalmente Armado (SNCA) do Brasil.

Todas as grandes transformações mundiais tiveram, de alguma maneira, relação com mudanças energéticas. O Brasil é um player importante porque, além de termos urânio, temos o conhecimento. Temos a tecnologia para processá-lo e transformá-lo em combustível. Só três países têm essas vantagens: a China, a Rússia e o Brasil”, disse.

audiencia-publica-foto-5O Almirante também afirmou que o setor nuclear dedica especial atenção à questão da segurança: “Temos muito cuidado com o ambiente da região onde estamos instalados. Existe uma obrigatoriedade de mapeamento dessas condições ambientais para verificar o nível de radiação. Nós ampliamos e dobramos esse alcance para o nosso laboratório em Aramar. Nunca tivemos qualquer problema na região”, contou.

O  Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha frisou ainda o papel social que a fonte nuclear pode exercer no país. “Além de cooperação técnica com a AIEA, temos uma parceria humanitária; ela nos doou três mamógrafos que hoje estão instalados em nossos navios hospitais, que navegam na Amazônia. Então, essa nossa parceria com a Agência tem benefícios para os brasileiros”, concluiu.

O Diretor-Presidente da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL), Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, também esteve na audiência e explicou qual a missão da companhia para a consolidação do Programa Nuclear Brasileiro. “Estamos empenhados em desenvolver tecnologias inovadoras voltadas para garantir a soberania brasileira no mar, melhorar a saúde e a qualidade de vida da população e proporcionar outros benefícios para a sociedade. A sinergia entre a AMAZUL, a Marinha e outros atores do Setor Nuclear é vital para o sucesso das nossas iniciativas. Acreditamos que a cooperação e o diálogo contínuo são essenciais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que a energia nuclear oferece”, afirmou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of