faixa - nao remover

MARINHA BRASILEIRA COMEMORA O DIA DO MARINHEIRO E FAZ HOMENAGEM ESPECIAL AO PRESIDENTE DA ABDAN

dsdsA Marinha do Brasil está em festa comemorando o Dia do Marinheiro, com diversas atividades no Brasil,  fazendo homenagens especiais a pessoas que se destacaram com o seu trabalho para a sociedade. Esta manhã (13) na Fortaleza São José, na Ilha das Cobras, ela prestou uma homenagem especial ao Presidente da ABDAN – Associação Brasileira de Desenvolvimento das Atividades Nucleares – Celso Cunha, que recebeu a Medalha do Mérito Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil. Paralelamente a Marinha abriu à visitas o porta-helicópteros Atlântico, aquisição que conferiu às forças navais importantes capacidades anfíbias e de operações com helicópteros embarcados para a manutenção da segurança do Atlântico Sul e a defesa dos interesses nacionais em qualquer parte do planeta. Celso Cunha acredita que a homenagem se deveu a participação da ABDAN nas ações em defesa do Programa Nuclear Brasileiro: ” Certamente recebo esta homenagem como um reconhecimento ao esforço  que todos os nossos associados estão fazendo em benefício da expansão do nosso programa de geração de energia, das vantagens que o país terá com o projeto do reator multipropósito, bem como aos avanços tecnológicos que a Marinha brasileira vem alcançando  através de um trabalho incansável. A escolha do Almirante Bento Costa para ficar a frente do Ministério das Minas e Energia, é também um exemplo desse reconhecimento. “

O Dia do Marinheiro é celebrado em homenagem ao patrono da Marinha, Joaquim Marques Lisboa, conhecido como Almirante Tamandaré ou Marquês dedsda Tamandaré, nascido em 13 de dezembro de 1807. Este ano, com o intuito de promover maior aproximação com a sociedade nessa importante data, a Marinha resolveu mostrar ao público uma de suas mais importantes embarcações, o PHM Atlântico, maior navio de guerra operado por um país da América Latina. A visitação pública e gratuita acontece no Armazém 1 do Píer Mauá, no Rio de Janeiro.

dsdssDe fabricação britânica, o ex-HMS Ocean, como era chamado antes de ser rebatizado, tem 203,43 metros de comprimento, capacidade para operar simultaneamente sete aeronaves em seu convés de voo e transportar até 12 aeronaves em seu hangar. O navio, que pode levar até 800 militares e desembarcá-los por helicópteros ou usando suas quatro lanchas, pesa 21.578 toneladas quando carregado. O Atlântico custou ao Brasil US$ 109 milhões, mas o governo britânico já havia pagado US$ 92 milhões só pela modernização pela qual o navio passou entre 2013 e 2014, segundo informações da Marinha do Brasil.  O comandante da embarcação, o capitão-de-mar-e-guerra Giovani Corrêa, acredita que o PHM Atlântico complementa as capacidades atuais da Marinha com sua versatilidade e excelentes possibilidades de comando e controle, podendo ser empregado em qualquer região do globo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of