MARINHA CONCLUIU A TRANSFERÊNCIA DA PRIMEIRA SEÇÃO DO SUBMARINO ANGOSTURA PARA O ESTALEIRO DE CONSTRUÇÃO DE ITAGUAÍ
Um novo marco importante para o Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub). A Itaguaí Construções Navais (ICN) concluiu nesta semana a transferência da primeira seção do submarino Angostura (S-43) para o Estaleiro de Construção, localizado no Complexo Naval de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O Angostura é o quarto submarino convencional de propulsão diesel-elétrica do Prosub.
Segundo a Marinha, a transferência será realizada em três etapas, até que todas se encontrem no Estaleiro de Construção para a montagem final do submarino. A seção de Ré, a primeira transferida, é responsável por abrigar o motor elétrico de propulsão, assim como o sistema dos lemes vertical e horizontal, eixo propulsor e o hélice. A segunda seção será transferida no final de abril e a última será deslocada no início de maio.
“A chegada das seções ao Estaleiro marca o início da montagem final do Submarino Angostura e ratifica a competência técnica da indústria brasileira na construção de submarinos da classe Riachuelo”, disse a Marinha. “Essa operação, aperfeiçoada desde a transferência da seções do Riachuelo, em 2017, exige um planejamento detalhado, desde a adequação de trechos da rede elétrica até interrupções seletivas do tráfego na BR-493, realizada em coordenação com diversos órgãos para garantir a segurança e não causar prejuízos à mobilidade urbana do local”, concluiu.
Os cascos dos quatro submarinos convencionais do Prosub (Riachuelo, Humaitá, Tonelero e Angostura) foram construídos pela Nuclep, também em Itaguaí. A empresa também é uma das responsáveis pela construção do primeiro Submarino de Propulsão Nuclear do Brasil (SN-BR), o Submarino Almirante Álvaro Alberto.
“A chegada da primeira seção do submarino Angostura ao Estaleiro de Construção de Itaguaí é um marco significativo para o Programa de Submarinos da Marinha. Este é o quarto submarino convencional diesel-elétrico do Prosub, cujos cascos foram construídos pela Nuclep. Esse é um marco importante que mostra a capacidade tecnológica brasileira na construção de submarinos. A Nuclep se sente muito orgulhosa de fazer parte do Prosub”, afirmou o presidente da Nuclep, Carlos Seixas (foto à direita). “Agora, caminhamos com toda a força para o início da construção do casco do primeiro submarino de propulsão nuclear do Brasil”, finalizou.
Veja abaixo algumas fotos da transferência:
Deixe seu comentário