MARÍTIMOS DA TRANSPETRO SUSPENDEM GREVE APÓS ACORDO EM AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO

Katia ArrudaA greve dos marítimos da Transpetro chegou ao fim. Ao menos por ora. É que os trabalhadores se reuniram com representantes da empresa em uma audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho, conduzida pela ministra Kátia Arruda (foto), e conseguiram fechar um acordo prévio, que ainda será formalizado nos próximos 15 dias, com os pareceres das duas partes, e que permitirá novos recursos de ambas, caso discordem de algum ponto.

As negociações trataram do acordo coletivo para o biênio 2015/2017, com foco na cláusula de excedente de pessoal e ao prazo de vigência da norma coletiva. Após algumas discordâncias, e uma negativa de uma liminar da Transpetro que tentava tornar a paralisação ilegal, as duas partes conseguiram chegar a um termo de ajuste, com a promessa da estatal de que realocará os marítimos em outras atividades similares, embarcadas ou não, caso aconteça excedente de pessoal devido à redução de serviços, para preservar empregos.

Além disso, ficou combinado que será instalado um fórum de discussão sobre a viabilidade do regime de trabalho proposto pelos marítimos, que preveria um dia de serviço para outro de descanso. Neste caso, o grupo terá 120 dias, no máximo, para dar seu parecer após a assinatura do acordo, cuja vigência irá até outubro do ano que vem.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of