faixa - nao remover

MAURICIO TOLMASQUIM DIZ QUE PETROBRÁS PRECISA DIVERSIFICAR PORTFÓLIO POR CONTA DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

tolmasquimIndicado para assumir a nova Diretoria de Transição Energética e Energias Renováveis da Petrobrás, o pesquisador Maurício Tolmasquim sinalizou nesta semana que a empresa deve ampliar e diversificar o seu portfólio de produtos. O movimento é uma reação à transição energética, na medida em que a demanda por petróleo deverá cair nas próximas décadas.

Tolmasquim participou de um evento no Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), no Rio de Janeiro, que tratou sobre o tema ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança. Durante o encontro, o futuro diretor reconheceu que o petróleo continuará sendo o foco principal da Petrobrás. Mas, ao seu ver, a companhia deve também olhar para outras fontes energéticas.

É necessário diversificar o portfólio, as atividades, porque é inelutável que, a longo prazo, a demanda de petróleo no mundo caia e a Petrobrás tem que estar preparada para essa nova realidade”, declarou. “É ilusão achar que vamos mudar de atividade de uma hora para outra. A Petrobrás deve estar entre as empresas que vão vender os últimos barris de petróleo, não vamos nos desfazer de um bilhete premiado que o país ganhou, um petróleo de qualidade com custo baixo”, acrescentou.

Tolmasquim disse ainda que a Petrobrás está atrasada na redução das emissões de escopo 3 (isto é, as emissões pelas quais a empresa é indiretamente responsável, tais como as provenientes de deslocamento ou geradas na cadeia de fornecedores). No entanto, ele reconheceu que a companhia está bem adiantada nas emissões de escopos 1 e 2 – que tratam das emissões diretas e das emissões associadas à geração de eletricidade, respectivamente. O pesquisador destacou também que a ideia de aumentar os investimentos em projetos de transição energética vai atrair acionistas e financiadores, facilitando a obtenção de empréstimos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of