MESMO COM REDUÇÃO DO GASTO DE ENERGIA NO PAÍS ANGRA 1 E ANGRA 2 CONTINUAM GERANDO A PLENO
A central nuclear de Angra continua em pleno funcionamento, apesar despeito da crise provocada pela pandemia do coronavírus. Mesmo com um cenário de queda do consumo no país, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) tem demandado carga máxima de Angra 1 e 2, que vêm operando acima da potência nominal, com 647 MW e 1.355 MW, respectivamente. Diferentemente de alguns países, a empresa não precisa convocar seus funcionários para residirem nas dependências da usina para garantir as suas operações. Os funcionários fundamentais para a operação de Angra 1 e Angra 2, ficam numa vila residencial, bem próximo das usinas.
Para o presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães(foto), a relevância das usinas nucleares é clara. “Angra 1 e 2 geram energia limpa e segura perto dos grandes centros consumidores do país, além de contribuir para a estabilização da rede elétrica. Nesse período conturbado, a Eletronuclear mantém seu compromisso de garantir o fornecimento de energia de base para o Sistema Interligado Nacional .”
Para proteger a saúde de seus colaboradores, a empresa vem tomando precauções. Trabalham presencialmente, em regime de turno, apenas os empregados essenciais de Angra dos Reis. Os demais realizam teletrabalho, sendo que a sede da companhia, no Rio de Janeiro, permanece fechada. Além disso, aqueles que continuam na empresa têm a temperatura corporal monitorada. A medida também vale para prestadores de serviços e responsáveis por entregas de material. Por fim, a higienização das instalações foi redobrada.
O diretor de Operação e Comercialização da Eletronuclear, João Carlos da Cunha Bastos, destaca que, neste momento de calamidade pública, as usinas nucleares têm papel fundamental para dar confiabilidade ao abastecimento de energia do país: “O Brasil precisa da nossa energia, sobretudo os hospitais, que atuam na linha de frente desta crise. Estamos a postos para cumprir nosso dever, com muito orgulho.”
Deixe seu comentário