Naturgy
faixa - nao remover

METALÚRGICOS DE RIO GRANDE PEDEM PRIORIDADE PARA MÃO DE OBRA LOCAL NAS CONSTRUÇÕES DOS NAVIOS DA TRANSPETRO

benitoOs metalúrgicos da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, entusiasmados pelo retorno das atividades do Estaleiro Rio Grande, estão apelando para que os trabalhadores locais recebam prioridade para contratação. Este ano, o estaleiro vai atender a encomenda de quatro navios da classe Handy para a Transpetro. E isto está causando grande expectativa na cidade. A construção, com previsão de três anos, irá gerar mil empregos diretos no início, chegando a 1.500 no pico das obras. Ao mesmo tempo, há perspectiva de novas encomendas para a Ecovix que, consequentemente, proporcionarão ainda mais empregos.

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio Grande (STIMMMERG) entende que, na execução desse projeto para a Transpetro, a Ecovix precisa priorizar a contratação da mão de obra que encontra-se disponível na cidade e região. O presidente Benito Gonçalves observa que “esse contingente de trabalhadores já é qualificado e tem experiência na indústria naval. Eles só tem a somar”. Por sua vez, o diretor Sadi Machado lembra que “o EBR, em São José do Norte, após ficar sem contrato com os términos das encomendas que havia, dispensou mais de quatro mil trabalhadores. Portanto, primeiro precisa chamar os que estão aí, desempregados”.

estaleiroBenito Gonçalves solicitou a volta dos cursos profissionalizantes do Prominp, que foram realizados em 2004, no início do Polo Naval, e ministrados pelo Senai. O STIMMMERG considera importante a realização desses cursos, “haja visto que parte dos trabalhadores formados aqui ganharam o mundo. Tem gente trabalhando na Austrália, Canadá, Rio de Janeiro devido à essa qualificação. O sindicato quer o aproveitamento imediato da mão de obra disponível que existe em Rio Grande e São José do Norte, mais a qualificação e requalificação de novos metalúrgicos com apoio do Governo Federal, através do Sistema S”.

16
Deixe seu comentário

avatar
11 Comment threads
5 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
14 Comment authors
Roberto CarlosPetkovicLipMarceloRogério Faria Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Roberto Brito do Carmo
Visitante
Roberto Brito do Carmo

Isso grande verdade tem aproveitar mão de obra local depois contratar o pessoal de outro estado do Brasil

Aparecido
Visitante
Aparecido

Graças ao presidente Lula!! O estaleiro está voltando às atividades! E gerando empregos!! O transformaram num ferro velho e agora volto a funcionar normalmente!! Isso sim é governar pra todos !! E vão ter aceitar que ao contrário do anterior !! O Lula cumpriu a palavra

José
Visitante
José

Luladrão odeia gaúchos, os trabalhadores serão de outros estados.

Roberto Carlos
Visitante
Roberto Carlos

Graças a pessoas com tua mentalidade o capim pode se tornar escasso no planeta. Se o Lula odiasse os gaúchos estes navios seriam fabricados noutra freguesia. Deixa de escrever besteira.

Lip
Visitante
Lip

Nós adoramos as gaúchas tá kkkkkkk já que vcs não dão conta né

Rogério Faria
Visitante
Rogério Faria

A Petronoticias não deveria publicar textos de psicopatas extremistas.

Edmilsôn Palheta
Visitante
Edmilsôn Palheta

Essa precisa e deve ser a visão e preocupação de um dirigente de categoria de trabalhadores: priorizar os trabalhadores locais, fazer com que o fluxo de RIQUEZA que o empreendimento ira produzir, circule em sua cidade, melhore as condições de vida dos habilidades locais. Fazer como os presidentes da federação e confederações dos marítimos faziam, já lá em 1976, 80, 90 trazer conferencista trabalhadores de federações estrangeiras, para mostrar, orientar, esclarecer sobres as PKs que estão sendo construídas lá fora para F§∆€π os trabalhadores de vários segmentos em países periféricos, deixando milhares e milhares de trabalhadores na miséria. A mesma… Read more »

Celso ferreira
Visitante
Celso ferreira

Só Lula é capaz de fazer algo por esse povo né.O bosta que tantos gaúchos apoiam, só o que fez foi motociatas no estado assim como em outros estados.E ainda tem idiota apoiando essa extrema direita que não tem nenhuma grande obra feita nesse estado e no país.Só não enchergar a diferença, quem tem interesses escusos, de safadeza, de roubo, de ganhos ilícitos.

Gildo
Visitante
Gildo

Se estão querendo a retomada de atividades de forma plena e sustentável tirem da cabeça essa ideia, a prioridade é trabalhadores qualificados e experientes, caso contrário serão 2 navios aqui em 4 anos e vinte na Coreia e na China em 3 anos, independente da necessidade de retomada ainda estaremos em um mercado repleto de sabotadores da economia.

Marcelo
Visitante
Marcelo

Cara vc está de parabéns!!! Eu comentei acima que se deve mesclar pessoas de fora e gente de Rio Grande RS porque conheço muita gente aí que é ferramenta. Mas o importante é o que vc falou valorizar a qualidade e a entrega no prazo. Pois é isso que a contratante quer. Não adianta colocar gente di lugar se não souber trabagar e portanto não cinseguir cumprir as metas estabelecidas. Vc está certo, não se deve contratar com critério de ser de Rio Grande.

Wagner
Visitante
Wagner

O estranho é que o sindicato nao capacita ninguém. Com todo o dinheiro que arrecadou na primeira leva do polonaval dava bem para capacitar muitos trabalhadores. Só reclamar não adianta tem que colocar a mão na massa.

Domingos Neto
Visitante
Domingos Neto

Olá sou de fora do RS! De Minas pra falar a verdade… E concordo com o líder sindical em priorizar a mão de obra local, e também capacita-la. Pois, é indispensável que priorize o trabalho local, pq ao fim dos contratos, os trabalhadores vão embora e os problemas ficam! E nada mais justos que explorar a mão de obra de casa! E com isso ganhasse também mais segurança para a cidade! Onde não se sabe quem vem de fora, e que tipos de problemas podem causar? E, se formos ver o que está sendo feito hoje, não é nada do… Read more »

ivan Bispo
Visitante
ivan Bispo

boa tarde atodos no meu vê eu acho q todos merecem uma oportunidade tanto local quanto de fora até porque todos os lugares tem mão de obra local e de fora não podemos generalizar até porque todo lugar tem gente boa e gente ruim toda empresa tem gente tanto da cidade quanto de fora da cidade

Rogério Faria
Visitante
Rogério Faria

Priorizar a industria naval como um todo. Não é só RS que tem estaleiros, RJ, PE entre outros também tem.
O Governo tem olhado o setor com carinho. Esperamos mais da Transpetro.

Marcelo
Visitante
Marcelo

Sou do Rio de Janeiro e trabalhei inumeras vezes em Rio Grande RS cidade que amo muito. Concordo em partes com o proposto acredito que deva sim valorizar a mão de obra local, mas sem perder de vista que foram os trabalhadores de fora que levaram experiência para as obras tanto do EBR como d ENGEVIX, nesse meio o que vai garantir a continuidade das obras e preço e prazo. O cumprimento dos prazos da contratante mais a qualidade da excursão daobra, serão os fatores mais importantes para futuros contratos,portanto mesclar pessoas do local e gente de fora com experiência… Read more »