METALÚRGICOS PROTESTAM CONTRA VETO DA LICENÇA AMBIENTAL DO ESTALEIRO EISA
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Alagoas (Sindmetal), Jobson Torres, afirmou que o veto do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) à instalação do estaleiro EISA na cidade de Coruripe é uma ofensa ao desenvolvimento do estado de Alagoas. Representantes do sindicato fizeram um manifesto na última terça-feira (10) na porta do Ibama, em Maceió, em apoio a reunião marcada para esta quinta-feira (12) com a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira.
O EISA é considerado pela Petrobrás um dos estaleiros virtuais, cujas obras não saíram do papel. O EISA foi vencedor de um contrato da estatal para a construção de cinco navios sonda, no valor de R$ 1,5 bilhão e tem encontrado muitas dificuldades para iniciar suas obras, especialmente em relação às licenças ambientais, que ainda não foram concedidas pelo Ibama.
A revolta dos metalúrgicos se dá pelo fato do ministério do Meio Ambiente ter aprovado a construção do estaleiro de Suape em Pernambuco, que desmatou 1.200 hectares para ser instalado, enquanto o projeto do EISA, segundo eles, desmataria apenas 9% da área utilizada na implantação do estaleiro. Jobson Torres afirmou que o trabalhador alagoano sofrerá as consequências do veto do Ibama, já que o estaleiro deixará de gerar até 30 mil postos de trabalho durante seu período de obras, que se iniciadas neste ano ainda devem durar até 2015.
Deixe seu comentário