faixa - nao remover

METALÚRGICOS PROTESTAM CONTRA VETO DA LICENÇA AMBIENTAL DO ESTALEIRO EISA

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Alagoas (Sindmetal), Jobson Torres, afirmou que o veto do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) à instalação do estaleiro EISA na cidade de Coruripe é uma ofensa ao desenvolvimento do estado de Alagoas. Representantes do sindicato fizeram um manifesto na última terça-feira (10) na porta do Ibama, em Maceió, em apoio a reunião marcada para esta quinta-feira (12) com a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira.

O EISA é considerado pela Petrobrás um dos estaleiros virtuais, cujas obras não saíram do papel. O EISA foi vencedor de um contrato da estatal para a construção de cinco navios sonda, no valor de R$ 1,5 bilhão e tem encontrado muitas dificuldades para iniciar suas obras, especialmente em relação às licenças ambientais, que ainda não foram concedidas pelo Ibama.

A revolta dos metalúrgicos se dá pelo fato do ministério do Meio Ambiente ter aprovado a construção do estaleiro de Suape em Pernambuco, que desmatou 1.200 hectares para ser instalado, enquanto o projeto do EISA, segundo eles, desmataria apenas 9% da área utilizada na implantação do estaleiro. Jobson Torres afirmou que o trabalhador alagoano sofrerá as consequências do veto do Ibama, já que o estaleiro deixará de gerar até 30 mil postos de trabalho durante seu período de obras, que se iniciadas neste ano ainda devem durar até 2015.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of