MÉXICO ABRE LICITAÇÕES DE US$ 4,9 BILHÕES PARA PROJETOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA E GASODUTOS
Uma série de licitações, no valor de US$ 4,9 bilhões, será aberta pelo governo do México, para projetos de geração de energia e gasodutos. A decisão faz parte do programa de abertura do setor de energia para empresas do setor privado. Alguns desses gasodutos seriam construídos para ligar o país ao Texas, com o objetivo de importar gás natural mais barato dos Estados Unidos.
A política de abertura do setor de energia mexicano é a maior revolução mexicana do setor desde 1938, quando o presidente Lázaro Cárdenas nacionalizou o petróleo produzido no país. Ironicamente, o Partido Revolucionário Institucional (PRI), mesmo partido de Cárdenas, é que coordena essa mudança no México, a partir da política do atual presidente, Enrique Peña Nieto (foto).
A abertura do México ao capital estrangeiro tem chamado a atenção do mercado e atraído investidores, criando um novo polo de petróleo na América Latina, desviando parte dos olhares interessados no Brasil, que vinha se destacando para o capital estrangeiro por conta do pré-sal.
como receber informações sobre as licitações do Mexico ?