faixa - nao remover

MFX BUSCA OPORTUNIDADES DE EXPORTAÇÃO PARA A EUROPA E O ORIENTE MÉDIO

Por Bruno Viggiano (bruno@petronoticias.com.br) –

Iwaldo Miranda OTC-tarjaUma visita à última edição da SPE Offshore Europe, em 2013, foi o suficiente para o executivo da MFX Iwaldo Miranda decidir que a companhia deveria ter um estande próprio na edição seguinte. Na sua visita à Escócia dois anos atrás, Iwaldo viu a importância da feira para as empresas com atuação no Mar do Norte, região com enormes reservas de petróleo e gás natural, e agora a companhia volta a participar do evento com mais presença, sendo a única empresa privada nacional a ter um estande próprio na edição deste ano, que ocorrerá entre os dias 8 e 11 de setembro, na cidade de Aberdeen. Em 2015, a MFX já esteve na Offshorte Technology Conference (OTC), em Houston (Texas), e ainda irá participar de eventos no Oriente Médio, como parte do plano de internacionalização para os próximos anos, em busca espaço para a exportação de umbilicais. Além do investimento na feira europeia, Iwaldo conta que uma grande aposta da companhia é o mundo árabe, com a previsão de visitar países como Qatar, Bahrein e Emirados Árabes Unidos em busca de novos negócios.

Como será a participação da MFX na Offshore Europe?

Nós estamos muito orgulhosos por ter o nosso estande na SPE Offshore Europe 2015. Seremos a única empresa privada brasileira com estande próprio na feira e vemos nela a possibilidade de fecharmos diversos novos negócios, principalmente com relação a operações no Mar do Norte. O evento é visto com tanta importância por nós, que iremos levar, além da nossa equipe de vendas, diretores e gerentes para aumentar nossa rede de contatos e estimular um contato direto com a empresa.

A empresa já participou da Feira de Aberdeen?

A MFX esteve na última edição, em 2013, sem estande próprio e viu o alto potencial de negócios do evento. Por conta do que vimos na última edição, decidimos montar um estande com nossas soluções para o mercado de petróleo e gás.

A companhia já atua no mercado europeu?

A MFX já tem relações comerciais com empresas da Dinamarca, Holanda e Reino Unido, por exemplo. Estamos nos preparando para começar a exportar nossos produtos, em uma espécie de exportação ficta – onde a empresa compradora está em outro país, mas a empresa recebedora do produto está no mesmo país. Estamos bem próximos de fechar negócios para exportação da nossa especialidade: umbilicais. O desafio é fazer essa entrega de grandes volumes garantindo prazos. O investimento maior para garantir nossa capacidade de exportação está em logística.

Quais os produtos desenvolvidos pela MFX?

Nós somos uma empresa de umbilicais hidráulicos, eletro-hidráulicos, ópticos, de injeção e elétricos capazes de realizar atividades em poços localizados em profundidades de até 3.000 metros. Esses equipamentos fazendo a conexão entre o fundo do mar e quem está operando esta produção, como uma plataforma, um FPSO ou outra embarcação.

Alguma novidade está sendo levada para a Feira de Aberdeen?

Estamos levando todo o nosso portfólio completo de equipamentos. Especificamente para a SPE Offshore Europe 2015, nós não estamos levando um produto em especial, mas em novembro estaremos em uma feira em Abu Dhabi, e para esse evento nós estamos planejando apresentar soluções exclusivas para este mercado.

Como avalia o atual momento do mercado de óleo e gás brasileiro?

É um momento que inspira cuidados, mas nós estamos mantendo nosso ritmo sem nenhuma alteração ou redução, seja de efetivo ou de produção. Os negócios seguem sendo feitos, projetos continuam surgindo. Recentemente, fechamos contrato para o desenvolvimento de dois novos produtos.

Que outros eventos internacionais a MFX já participou?

A MFX já foi a alguns eventos voltados para o mercado subsea em San Antonio, no Texas, e em New Orleans, Louisiana. Todos os anos nós estamos no Pavilhão Brasil da Offshore Technology Conference (OTC) junto com outras empresas nacionais. No entanto, o Oriente Médio é um mercado que vem nos interessando bastante, tanto que iremos fazer um tour pelo mercado árabe, com passagens por Emirados Árabes Unidos, Qatar e Bahrein, por exemplo.

Quais os últimos projetos que tiveram produtos da companhia?

Praticamente todos os projetos da Petrobrás contam com equipamentos da MFX. A Petrobrás divide sua necessidade pelo tipo de equipamento que fornecemos entre as três empresas que desenvolvem este produto no Brasil. Na área de umbilicais de serviço, a MFX detém cerca de 90% do mercado, a partir deste número fica mais fácil imaginar quantos projetos com participação da MFX vêm sendo desenvolvidos pelo país. 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of