MINAS E ENERGIA CONVIDOU ÓRGÃOS FEDERAIS PARA PARTICIPAREM DO PROJETO ESPLANADA SOLAR
O Ministério de Minas e Energia convidou nesta semana os órgãos públicos sediados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), para participarem do Projeto Esplanada Solar. O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) irá destinar cerca de R$ 31 milhões para incentivar a adoção de um Sistema de Gestão Energética nos edifícios públicos.
A previsão é que a instalação dos sistemas fotovoltaicos resulte em uma economia de 15% nos gastos de energia em cada prédio. Os órgãos têm até o dia 9 de janeiro de 2022 para responderem ao convite. A ideia nasceu em 2019, durante uma visita do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, à miniusina fotovoltaica na cobertura do edifício sede do MME. Naquela ocasião, o ministro pediu que fossem realizados estudos sobre a possibilidade de instalação de usinas similares nos demais edifícios da Esplanada.
Foram elaborados os projetos básicos dos edifícios anexos e um projeto “padrão” para as usinas de solo. A iniciativa prevê três fases independentes, que incluem a implantação de miniusinas nos anexos da Esplanada e nos palácios presidenciais, além de usinas em solo para geração distribuída.
Foram convidados a participar do projeto os ministérios da Economia, Agricultura, Saúde, Relações Exteriores – Itamaraty, Educação; Defesa (Marinha e Aeronáutica), Infraestrutura e Comunicações. As pastas deverão responder a carta convite até o dia 09 de janeiro. Em março, o Procel deverá assinar o contrato com a empresa vencedora da licitação. As obras devem ser iniciadas no quarto trimestre de 2022.
Deixe seu comentário