MINEIRÃO RECEBE USINA SOLAR FOTOVOLTAICA
Como parte das comemorações do ano da Alemanha no Brasil, o Governo de Minas Gerais e a Cemig promoveram a cerimônia de entrega da Usina Solar Fotovoltaica (USF) do estádio do Mineirão, cujo financiamento foi proveniente, em 80%, de fundos do banco de desenvolvimento alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau e operará com cerca de 6 mil módulos fotovoltaicos e uma potência de 1,42 MWp. Dez por cento da energia produzida na usina será usada no próprio estádio, o restante será capaz de atender, aproximadamente, 900 residências de médio porte.
A USF contribuirá para que o Mineirão seja reconhecido como uma edificação sustentável e obtenha a certificação de Green Building e para consolidar a posição da Cemig como empresa sustentável e ambientalmente correta. De acordo com secretário de Estado Extraordinário da Copa, Tiago Lacerda, a instalação da usina é mais uma das ações sustentáveis implementadas nas obras de modernização do estádio, cujos resíduos sólidos gerados tiveram destinação sócio-ambientais responsáveis.
Também será implantada uma usina do mesmo tipo no estádio poliesportivo do Mineirinho, cuja potência instalada será de 1,1 MWp. O empreendimento ainda se encontra em processo de elaboração de edital. As instalações das duas usinas fazem parte do Projeto Minas Solar 2014, da Cemig. A iniciativa foi inspirada nos estádios das cidades de Freiburg, considerada a capital solar da Alemanha, e Berna, na Suíça.
O presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais (foto), enfatizou o compromisso da empresa com a sustentabilidade econômica, ambiental e social e anunciou que pretende estender o projeto a outros estádios e ginásios do estado. Segundo Alexandre Heringer Lisboa, coordenador da companhia, a usina deverá estar operando comercialmente na Copa das Confederações, em junho deste ano.
Deixe seu comentário