MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA DEFINE MONTANTES DE GARANTIA FÍSICA DAS HIDRELÉTRICAS PARTICIPANTES DO LEILÃO A-5
Os montantes de garantia física dos empreendimentos hidrelétricos participantes do leilão A-5, marcado para o dia 28 de novembro, foram definidos pelo Ministério de Minas e Energia (MME). O leilão deverá contar com as usinas hidrelétricas de Apertados, Ercilância, Perdida 2, Telêmaco Borba e Itaocara I.
A portaria publicada no Diário Oficial da União afirma que os montantes de garantia física são determinados nas barras de saída dos geradores. O consumo interno dos empreendimentos e as perdas na rede elétrica deverão ser abatidos dos valores definidos nesta portaria, para efeitos de comercialização de energia elétrica.
Foram 1.115 empreendimentos inscritos para o leilão A-5, totalizando 53.869 MW, que ainda passarão pela fase de habilitação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O MME dividirá os empreendimentos inscritos em três produtos: quantidade, disponibilidade termelétrica (biomassa, carvão e gás natural em ciclo combinado) e disponibilidade eólica e solar.
O prazo de suprimento será de 30 anos para o Contrato de Comercialização de Energia Elétrica no Ambiente Regulado (CCEAR) por quantidade, e de 25 anos para o CCEAR por disponibilidade. Para a fonte eólica e solar o prazo de suprimento é de 20 anos
Deixe seu comentário