faixa - nao remover

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA E AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA DISCUTEM POSSÍVEL COOPERAÇÃO

articleO Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, recebeu nesta semana o Diretor-Geral Adjunto da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mikhail Churdakov, para discutir possíveis parcerias entre a entidade e o país. Na reunião, foram debatidas oportunidades de cooperação do Brasil com a AIEA, inclusive de capacitação de pessoal.

Chudakov esteve no país para conhecer o Programa Nuclear Brasileiro e a central nuclear de Angra. Durante sua visita às usinas, o diretor lembrou que a AIEA tem um leque de programas que ajudam esses países a construir usinas seguras e confiáveis e a operá-las de forma sustentável.

Essa contribuição pode ser de grande valia para o Brasil nos próximos anos. Como se sabe, o governo já sinalizou que o Plano Nacional de Energia (PNE 2050), que deve ser lançado este mês, deverá recomendar a construção de seis a oito novos reatores nucleares, além da conclusão das obras de Angra 3.

Além das usinas de Angra, Chudakov também conheceu a unidade de Resende das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), a sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), no Rio; as instalações industriais da Marinha em Itaguaí (RJ); o Centro Experimental de Aramar (CEA), em Iperó (SP); e o 9º Distrito Naval em Manaus (AM).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of