MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA FOI ESPIONADO POR AGÊNCIA CANADENSE
A rede de comunicação do Ministério de Minas e Energia (MME) foi espionada. Segundo denúncias do ex-agente da CIA, Edward Snowden, a ação dessa vez foi efetuada pela agência de inteligência do Canadá. Com base em documentos secretos do governo dos EUA, Snowden já havia denunciado que a presidente Dilma Rousseff e a Petrobrás teriam sido espionadas pela Agência Nacional de Segurança (NSA) estadunidense.
A espionagem do MME foi revelada em reportagem do programa “Fantástico”, segundo o qual documentos secretos apresentados por Snowden mostram que a rede do ministério foi invadida, mediante o rastreamento telefônico e de e-mails trocados por servidores, além de comunicados do ex-embaixador do Brasil no Canadá, Paulo Cordeiro.
Segundo Snowden, os agentes canadenses usaram um software chamado Olympia, e que ele mesmo teria tido acesso a essa informação durante uma reunião do grupo conhecido como Five Eyes, formado pelas agências de inteligência do Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.
A rede alvo da operação é usada pelo ministro para contatar a Petrobrás e a Eletrobrás, além da ANP e da Aneel. A mesma rede também é usada para falar com a presidente Dilma Rousseff. O ministério afirmou que a invasão de seus sistemas de dados é grave e insinua a tentativa de obter informações estratégicas sobre as áreas de atribuição da pasta.
Deixe seu comentário