MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA RECONHECE ALTERNATIVA PARA CONEXÃO DE USINA QUE CONTARÁ COM PLANTA DE HIDROGÊNIO
O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou a Portaria SNTEP/MME nº 2.938 reconhecendo a alternativa de conexão da Usina Presidente Vargas (UPV), da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), à Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN). A decisão, publicada em 7 de maio, atende a um pedido da empresa para a unidade localizada em Volta Redonda (RJ), que contará com uma planta de produção de hidrogênio verde.
Segundo o MME, a conexão proposta atende ao critério de mínimo custo global, considerando tanto os investimentos em infraestrutura quanto os custos associados às perdas elétricas. A solução também está alinhada com o planejamento da expansão do setor elétrico para um horizonte de pelo menos cinco anos.
A medida fortalece os planos da CSN voltados à eficiência e transição energética, e integra a proposta do projeto H2orizonte Verde, apresentado pela companhia na Chamada Pública de Hubs de Hidrogênio promovida pelo ministério. O projeto está entre os 12 classificados na iniciativa voltada à descarbonização da indústria nacional.
O reconhecimento do MME é a primeira etapa do processo de solicitação de conexão à Rede Básica, conforme previsto no Decreto nº 5.597/2005. A conexão direta a essa rede — composta por linhas de transmissão com tensão igual ou superior a 230 kV — requer ainda a análise do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com base em estudos técnicos e na disponibilidade sistêmica no momento da solicitação de acesso.
Deixe seu comentário