MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES DA CHINA APROVA A CONSTRUÇÃO DE ANCOURADOUROS QUE FAVORECEM A VALE
Para a Vale, que quer aumentar atuação na China competindo com gigantes do minério, as notícias são boas. O Ministério dos Transportes da China liberou a construção de cinco ancoradouros de minério de ferro para embarcações de até 400 mil toneladas no porto de Ningbo-Zoushan, no leste do país.
O projeto está estimado em 4,91 bilhões de iuans e prevê a construção de cinco ancoradouros com uma capacidade entre 50 mil a 400 mil toneladas. A notícia é positiva para a Vale, que tem mais chances de trabalhar com os Valemax, meganavios da mineradora. Tidos como os maiores cargueiros do mundo para carga seca, são capazes de transportar exatamente 400 mil toneladas de porte bruto.
Ainda haverá uma aprovação final da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento sobre o projeto. Entretanto, não há nenhum sinal concreto de que a China abrirá suas portas para os Valemax.
O presidente da China Ocean Shipping (Cosco), Ma Zehua acusou a Vale de “irracional” por boicotar seus navios como resposta à proibição dos meganavios brasileiros. Além disso, ele prevê futuros problemas de segurança nestas embarcações.
Maiores que três campos de futebol, as plataformas gigantes foram criadas para suprir melhor as matérias-primas necessárias para o crescimento da China. Segundo a Vale, estão prontas para competir com outros produtores de minério, como a australiana BHP Billiton e Rio Tinto, que estão mais próximos das terras chinesas. Mas os armadores chineses consideram os Valemax um “Cavalo de Tróia”, cuja propriedade estrangeira e grandes volumes irão minar o controle do país das importações. O primeiro e único a ingressar na China foi o Berge Everest, de 380 mil toneladas, que atracou no porto de Dalian em dezembro.
No primeiro trimestre do ano, a Vale vendeu 47% do minério de ferro e pelotas para clientes chineses. Já as taxas de navios da Cosco foram as mais baixas desde2000. Achinesa registrou prejuízo, no primeiro trimestre do ano, de US$ 430 milhões. A Vale planeja construir 35 navios do tipo até o final de2013, aum custo de cerca de US $ 4,2 bilhões.
Made in china e a indústria naval no Brail. Fica a ver navio deste porte pronto. detrimento da mão de obra brasileira.
Oi eu sou Scott Lee, analista, consultor, palestrante, estrategista e escritor sobre temas relacionados com tecnologia de conteúdo digital.
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