faixa - nao remover

MINISTRA DO CLIMA E MEIO AMBIENTE DA SUÉCIA QUER ACABAR COM A PROIBIÇÃO DE EXPLORAÇÃO DE URÂNIO EM SEU PAÍS

rominaA Ministra do Clima e Meio Ambiente da Suécia, Romina Pourmokhtari, anunciou o lançamento de uma investigação para abolir a proibição do país à mineração de urânio. A medida foi bem recebida pela Aura Energy, com sede na Austrália, que espera extrair urânio como subproduto do seu projeto polimetálico Häggån, na Suécia. Para lembrar, em 16 de maio de 2018, o parlamento sueco aprovou uma alteração ao Código Ambiental que proíbe a exploração e mineração de urânio no país. A partir de 1 de agosto daquele ano, não foram mais emitidas licenças para exploração ou mineração de urânio para quaisquer pedidos apresentados. Atualmente não há mineração de urânio na Suécia, que tem seis reatores nucleares que fornecem cerca de um terço da sua eletricidade. A Suécia importa a maior parte do seu combustível nuclear, incluindo todos os serviços de enriquecimento.

A investigação – a ser realizada pelo Ministério do Clima e Empresas – determinará quais mudanças nas regras são necessárias para permitir e esclarecer as condições para a extração de urânio. Além disso, analisará se a exigência de revisão de admissibilidade do governo deve ser limitada para cobrir a mineração de urânio apenasurani quando for uma atividade nuclear. O ministério disse que o objetivo da investigação é “remover uma proibição que não é necessária. extração de urânio deve ser tratada da mesma forma que a extração de outros metais, onde a avaliação ambiental determina as condições sob as quais pode ser permitida.  O urânio ocorre frequentemente junto com outros metais e hoje deve ser separado e tratado como resíduo.”

O Ministério do Clima e das Empresas observou que mais de um quarto dos recursos conhecidos de urânio da Europa se encontram nas rochas da Suécia. “Hoje, não é possível conceder uma licença de exploração, uma concessão de processamento ou uma licença ambiental relativamente ao urânio. A extração de urânio deverá, no futuro, ser testada de acordo com a legislação ambiental relevante, o que significa que a atual proibição da extração de urânio deve ser eliminada.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of