faixa - nao remover

MINISTRO ALEXANDRE SILVEIRA VISITOU AS OBRAS DA USINA NUCLEAR DE ANGRA 3

Imagem do WhatsApp de 2023-11-13 à(s) 15.45.34_34305b48O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, visitou hoje (13) as obras da usina nuclear de Angra 3, em Angra dos Reis (RJ). Diversos outros membros do setor nuclear e figuras políticas participaram da visita técnica, incluindo o presidente da Eletronuclear, Eduardo Grand Court, o presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha, o presidente da Frente Parlamentar Nuclear, deputado Julio Lopes, entre outros. O ministro teve a oportunidade de entender como funciona o armazenamento seguro dos equipamentos que serão utilizados na terceira usina nuclear brasileira, além de conversar com autoridades interessadas na finalização da obra.

Nós estamos aqui em visita para poder conhecer in loco a obra de Angra 3. Estamos aqui com os prefeitos municipais para poder discutir as contrapartidas que já estão estabelecidas entre a Eletronuclear e entre as prefeituras municipais na continuidade dessa obra de Angra 3. Eu vim em conjunto com os parlamentares federais que estão trabalhando arduamente para que essa obra tão importante ao Rio de Janeiro, tão importante ao país, tenha continuidade. Viemos aqui para poder discutir técnica e juridicamente a continuidade dessa obra”, afirmou o ministro.

Imagem do WhatsApp de 2023-11-13 à(s) 18.57.13_ec5f19d9Silveira declarou ainda que o Brasil é o país que lidera a transição energética no planeta por ter 88% de energia limpa e renovável, por ter uma das matrizes mais limpas do mundo. “Avançar tanto em tecnologia quanto na produção de energia nuclear é fundamental para que a gente possa reindustrializar o país e, no futuro breve, até exportar a sustentabilidade através do hidrogênio verde, que é o futuro do armazenamento adequado de energia”, acrescentou.

O evento contou ainda com a presença do presidente da ENBpar, Luis Fernando Paroli, do presidente da Eletrobras, Ivan de Souza Monteiro, dos deputados Max Lemos e Reimont Luiz Otoni, dos prefeitos das cidades do entorno da central nuclear, além de outras autoridades que puderam estreitar laços com a empresa e discutir a finalização de Angra 3.

Essa visita foi fundamental, porque o ministro deixou clara a importância do empreendimento, assim como a negociação dos parlamentares. O ministro também disse que quer trazer o presidente Lula para uma visita à Angra 3, de maneira a atender os anseios das prefeituras com o apoio dos deputados federais”, finaliza o presidente da Eletronuclear, Eduardo Grand Court.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of