MINISTRO BENTO ALBUQUERQUE IRÁ A RORAIMA PARA DEBATER SEGURANÇA ENERGÉTICA DO ESTADO
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, vai embarcar nos próximos dias para Roraima, na região Norte, onde se encontrará com o governador do estado, Antônio Denarium. A reunião vai debater a construção da linha de transmissão que vai ligar a capital Boa Vista a Manaus (AM) – o Linhão de Tucuruí –, bem como o futuro da segurança energética de Roraima.
O governo prevê que as obras do empreendimento comecem no segundo deste ano, de forma que a linha entre em operação até dezembro de 2021. Assim, Boa Vista terá a mesma qualidade de abastecimento de energia que as demais capitais brasileiras possuem.
Enquanto isso, o Ministério de Minas e Energia disse que, conforme relatos da FUNAI, “estão em andamento tratativas no sentido de confirmar a continuidade dos trabalhos do Projeto Básico Ambiental do Componente Indígena, com a participação efetiva da comunidade afetada nos estudos de campo”.
Na reunião entre o ministro e o governador de Roraima, também deve ser discutido o leilão de fontes de geração marcado para maio. O certame contará com projetos de fontes renováveis eólicas e solares, combinadas com armazenamento em baterias, e termelétricas a gás e óleo combustível. Já foram cadastrados mais de 150 empreendimentos para a disputa.
Por fim, representantes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) estiveram recentemente em Roraima para apresentar ao governador Denarium o estágio atual dos estudos de viabilidade técnico-econômica e de impacto ambiental da usina hidrelétrica Bem Querer, no Rio Branco.
Deixe seu comentário