MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DA RÚSSIA ACUSA OS ESTADOS UNIDOS DE ENVOLVIMENTO NA EXPLOSÃO DO GASODUTO NORD STREAM

sergueiO ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, acusou os Estados Unidos de estarem envolvidos nas explosões que danificaram os gasodutos Nord Stream sob o Mar Báltico em setembro passado. Em entrevista à TV estatal, Lavrov disse que os comentários feitos pela subsecretária de Estado para Assuntos Políticos dos EUA, Victoria Nuland, em uma audiência no Senado na última quinta-feira (26/1), são evidências de que Washington está por trás das explosões. Depois que ocorreram vazamentos nos dois gasodutos Nord Stream que ligam a Rússia à Alemanha, em setembro passado, uma investigação sueca encontrou evidências de detonações, apontando para sabotagem. O presidente Joe Biden chamou, na época, os vazamentos de “ato deliberado de sabotagem“, embora não tenha acusado diretamente Moscou de ser o responsável. Lavrov agora aproveitou comentários recentes da Senadora  Nuland para sugerir que eles apontam para o envolvimento dos EUA nas explosões.

Na audiência no Senado, ela se envolveu em uma discussão com o senador Ted Cruz,  um republicano do Texas, sobre se a invasão russa da Ucrânia poderia ter sidosenadora evitada se os americanos tivessem aprovado sanções contra o novo gasoduto Nord Stream 2, transportando gás natural da Rússia para a Alemanha, em janeiro do ano passado. “Senador Cruz, como você, eu estou, e acho que o governo está muito satisfeito em saber que Nord Stream 2  é agora, como você gosta de dizer, um pedaço de metal no fundo do mar“, disse ela. Seu comentário significava claramente que o governo Biden estaria  satisfeito com o fato de o oleoduto de US$ 11 bilhões de propriedade da Rússia – ao qual os Estados Unidos  se opuseram por anos, alegando que aumentava a dependência europeia da energia russa – não estar sendo usado. A Alemanha interrompeu o projeto recém-concluído pouco antes da invasão em fevereiro passado, depois que a Rússia reconheceu formalmente duas regiões separatistas no leste da Ucrânia.

 nordNem Cruz nem Nuland mencionaram a sabotagem de setembro e Nuland já havia usado a frase “pedaço de metal” para descrever o oleoduto ocioso. “. Lavrov, no entanto, acredita que seus comentários ao Senado provaram que os Estados Unidos estavam diretamente envolvidos. Nuland efetivamente fez uma “confissão“, disse ele. “E esta não é apenas a participação direta dos Estados Unidos nas explosões do Nord Stream. Agora Nuland, de fato, fez uma confissão”. O presidente russo, Vladimir Putin, havia acusado os britânicos por atacar os oleodutos,   sem oferecer provas para sua alegação. Londres rejeitou as acusações. A última acusação de Lavrov ocorre apenas algumas semanas depois de dizer que nenhum país europeu estava conduzindo uma investigação adequada sobre as explosões dos gasodutos. Investigadores na Suécia e na Dinamarca dizem que as explosões foram sabotagem, mas não apontaram nenhum possível culpado. “Depois das explosões em Nord Stream – que, aparentemente, ninguém na União Europeia vai investigar objetivamente – a Rússia interrompeu o transporte de gás pelas rotas do norte”, disse Lavrov.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of