MINISTRO DE MINAS E ENERGIA ANUNCIA A CRIAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA MINERAL
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou hoje (25) que o governo federal vai criar em fevereiro o Conselho Nacional de Política Mineral. A revelação aconteceu durante a manhã, em Belo Horizonte, durante evento alusivo aos quatro anos do desastroso rompimento da barragem da Vale em Brumadinho.
De acordo com Silveira, o novo órgão seguirá o modelo do já bem conhecido Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que orienta o Presidente da República para formulação de politicas e diretrizes de energia.
O objetivo com o conselho é melhorar a coordenação e a implementação de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento do setor mineral, garantindo o aperfeiçoamento dos mecanismos legais de segurança e o desenvolvimento sustentável da atividade.
Silveira se solidarizou com os familiares de vítimas do acidente da Vale e ressaltou o compromisso, feito durante a sua posse, de não se esquecer de Brumadinho e Mariana (que também teve uma barragem rompida). “Vamos investir recursos e esforços na fiscalização ferrenha da segurança de barragens, voltada a impedir que eventos trágicos e lamentáveis como estes voltem a ocorrer”, concluiu.
Deixe seu comentário