MINISTRO DIAS TOFFOLI DETERMINA QUE PETROBRÁS ABASTEÇA NAVIOS IRANIANOS PARADOS NA COSTA DO PARANÁ
Reviravolta no caso dos navios iranianos parados no litoral do Paraná. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou que a Petrobrás abasteça as embarcações, que estão a cerca de 20 quilômetros da costa do Porto de Paranaguá e ainda sem combustível para retornar ao seu país de origem.
O caso foi parar nos tribunais após a companhia exportadora Eleva Química acionar o Tribunal de Justiça do Paraná, pedindo o abastecimento dos navios cargueiros. A empresa – contratante das embarcações – conseguiu uma liminar favorável, mas que logo foi suspensa no STF, também em caráter liminar, após recurso apresentado pela Petrobrás.
Contudo, a maré virou a favor da Eleva quando o ministro Toffoli cassou a decisão anterior do STF e manteve a determinação dada pela Justiça paranaense, obrigando a Petrobrás a abastecer as embarcações. Para lembrar, os navios iranianos Bavand e Termeh estão parados na costa do país a cerca de duas semanas.
Eles chegaram ao país carregando ureia e agora pretendem levar uma carga de milho ao Irã. Mas, sem combustível, estão esperando por uma resolução do impasse. A Petrobrás diz que não pode abastecer os cargueiros porque elas são alvo das sanções americanas impostas ao governo de Teerã.
Deixe seu comentário