MINISTRO EDUARDO BRAGA DESCARTA AJUDA DIRETA DO GOVERNO À PETROBRÁS
O Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, descartou a possibilidade de haver uma ajuda direta do governo à Petrobrás, como começou a ser especulado no mercado em função da crise crescente na empresa, cujas ações chegaram ao menor nível desde 1999 nesta semana. O governo, no entanto, se diz atento à situação da estatal e vem buscando formas de auxiliá-la indiretamente.
Braga comentou o decreto publicado pelo governo na segunda (18), responsável por flexibilizar as exigências de conteúdo local, como uma medida importante neste sentido, mas ressaltou que foi um passo para incentivar não apenas a Petrobrás, mas todo o segmento de óleo e gás.
Apesar da visão positiva do governo e do IBP em relação ao decreto, a recepção da cadeia de fornecedores não teve o mesmo tom, já que muitos veem nas mudanças uma forma de aliviar as multas para as operadoras que vinham descumprindo as regras de conteúdo local. O receio de muitos executivos e empresários é que essa flexibilização possa desestimular ainda mais as contratações no mercado nacional, que já vive um momento muito duro e de poucas oportunidades.
O ministro afirmou ainda que o governo vem estudando novas formas de impulsionar a cadeia de petróleo e gás, com pontos que possam servir de apoio ao avanço da engenharia nacional e ao desenvolvimento de novas tecnologias.
Não tem que ajudar mesmo não, eles já se roubam desde a primeira CPI, em1964… Roubam até os bodes, que nem berram mais. Foram construir cavernas para esconder os roubos, nos cafundós do sul do país, mais perto do Uruguai que do Brasil…. Já não das melhores intenções e os idiotas os retirantes famintos nordestinos, para lá rumaram e fizeram de Rio Grande o novo Eldorado, a Serra Pelada de Ouro… Voltaram de lá foi pelados,queimados, por terem sido coadjuvantes do pior filme da história de Ali Babá os ladrões e as eleições. Confirmando o quanto somos inocentes e sem… Read more »