MINISTRO MÁRCIO FRANÇA ANUNCIOU SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES DE DUTOS DA PETROBRÁS EM SÃO SEBASTIÃO
O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, disse nesta sexta-feira (24) que os dutos da Petrobrás na cidade de São Sebastião (SP) terão suas atividades suspensas. A paralisação acontece para averiguar se as linhas foram afetadas após os deslizamentos ocorridos em virtude das fortes chuvas que atingiram a região no final de semana.
“Ocorre nesse instante a paralisação dos dutos da Petrobrás em São Sebastião. Haveria chance de algum dos dutos ter ficado prejudicado com o deslocamento de pedras em cima deles. A Petrobrás está verificando. Se houver essa situação, durante um período, parte dos navios da estatal que param lá [em São Sebastião], terão de atracar no Porto de Santos, que é público”, afirmou durante entrevista coletiva realizada no Porto de Santos.
Para lembrar, o Terminal de São Sebastião (foto ao lado) recebe petróleo nacional e importado por navio-petroleiro. É a maior unidade operacional da Transpetro em movimentação de produtos. O terminal abastece as quatro refinarias do estado de São Paulo: Paulínia (Replan), Vale do Paraíba (Revap), Capuava (Recap) e Presidente Bernardes (RPBC).
O petróleo é transferido às refinarias por oleodutos, como o São Sebastião-Guararema (Osvat) que atende as refinarias Replan E Revap; e o Oleoduto Santos-São Sebastião (Osbat), as refinarias RPBC e Recap.
“Reforçamos a necessidade de termos um porto público. Se não tivéssemos um porto público, muitas vezes não teria como a gente colocar um navio da Petrobras nesse instante. Quando o navio entra aqui no porto, ele paralisa outras operações [no local]”, concluiu França.
O que entende esse ministro do assunto ?
Não precisa entender para paralisar a operação. Em diversos pontos o duto foi deslocado da posição original e em outros está amostra trecho antes enterrados. O risco de vazamento é grande
Marcio França com aquela cabeça, guarda muita,mas muita informação mesmoe o mais importante é que ele é do bem. Tirou minha cidade do anonimato e foi reeleito com 96 porcento dos votos. Um homem que não deve ser diminuído por ignorantes políticos.
Tudo que ele lê ou ouve,ele registra, morro de inveja.