faixa - nao remover

MINISTRO RUI COSTA DIZ QUE HOUVE FALHA TÉCNICA PARA O APAGÃO MAS OS RESERVATÓRIOS ESTÃO CHEIOS, EMBORA A CAUSA TENHA SIDO NA DISTRIBUIÇÃO

ruiNão precisou nem da Polícia Federal e nem da ABIN para descobrir a origem do apagão de ontem (15) em todas as regiões brasileiras. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, foi taxativo em suas investigações:  foi “erro técnico e falha técnica”. Vinte e cinco Estados e mais o Distrito Federal sentiram na pele as consequências da falta de energia. Costa disse ainda que, ao contrário do que ocorreu no passado – quando havia mais demanda do que oferta de energia, hoje há sobra de energia no país: “Erro e falha técnica. É preciso dizer que isso foi o que aconteceu, mas se não tiver respostas firmes, vamos solicitar uma investigação policial. Não há problema de geração de energia no país”. Só faltou alertarem ao ministro que o problema não foi na geração, mas na distribuição da energia.

Ontem, como publicamos aqui, o  ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que iria pedir à ABIN e à Polícia Federal para saber o que havia acontecido. Para a Federal, até dá para pedir, mas para a agência de inteligência procurar apurar o que houve depois dos acontecimentos, e ainda agir a pedidos, mostraria que os diretores da ABIN teriam que pedir os chapéus, o que não parece ser o caso. Menos de 24 horas depois, o Ministro Rui Costa, já tinha a explicação: “Não  há razão para esse apagão. Já vivemos alguns apagões no Brasil e foram períodos onde tínhamos crise de geração de energia. Reservatórios vazios. Demanda de energia alta e pouca oferta de energia, o que levava ao colapso do sistema. Não é o caso neste momento. Reservatórios cheios e boa geração de  energia solar e eólica”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of