MINISTROS E AUTORIDADES ESTARÃO NA MAIOR FEIRA DE NEGÓCIOS DO SETOR NUCLEAR, QUE SERÁ ORGANIZADA PELA ABDAN EM MAIO
A Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN) realizará, de 3 a 5 de maio, a maior feira de negócios do setor nuclear: a Nuclear Trade and Technology Exchange (NT2E). Esta será a primeira vez que o evento será realizado de forma presencial. O local escolhido para a feira é o EXPOMAG (antigo Centro de Convenções SulAmérica) e tem a expectativa de receber mais de 2.500 visitantes. Além disso, a ABDAN espera reunir diversas autoridades do governo federak durante o encontro de negócios.
Convidados políticos importantes no cenário atual do país marcarão presença, como o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, General Gonçalves Dias, e a ministra de Inovação e Gestão, Esther Dwek. O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, o Secretário de Energia do Rio de Janeiro, Hugo Leal, e o deputado federal Julio Lopes (PP-RJ), que preside a Frente Parlamentar Mista de Atividades Nucleares, também participarão da feira.
O presidente da ABDAN, Celso Cunha (foto), disse que a NT2E é uma oportunidade para as empresas apresentarem suas soluções e tecnologias, além de estabelecerem contatos e parcerias com outras instituições do setor. “É um evento de grande importância para o segmento nuclear brasileiro. A feira reúne empresas nacionais e internacionais, instituições de pesquisa, universidades e governos para discutir as principais tendências, tecnologias e soluções para o setor nuclear. São diversas áreas presentes relacionadas à energia nuclear, como geração de energia elétrica, medicina nuclear, radioproteção, entre outras”, afirmou.
Com uma programação intensa, a NT2E oferecerá palestras, workshops e debates com especialistas abordando temas relevantes para o desenvolvimento da indústria nuclear no Brasil e no mundo. Além de trazer também apresentações de cases de sucesso e exposições de produtos e serviços. “É uma oportunidade única para os participantes ampliarem seus conhecimentos, estabelecerem novas parcerias e fazerem negócios. Queremos fomentar o desenvolvimento do setor nuclear no país, contribuindo para a construção de uma matriz energética mais diversificada e sustentável”, afirma, Celso Cunha.
Importantes organizações mundiais relacionadas ao setor também farão parte do NT2E, como a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), a Associação francesa de indústrias nucleares (GIFEN), a Associação comercial da indústria nuclear nos Estados Unidos (NEI) e a Associação Nuclear Mundial (WNA).
Na ocasião algumas dessas entidades presentes assinarão acordos e contratos com outras empresas a fim de impulsionar e facilitar negociações no setor. Entre as companhias estão a Eletronuclear, Holtec, Amazul, Andrade Gutierrez, Nuclep, Rosatom, BNDES, Sebrae e Framatome.
Durante o evento será realizado pela primeira vez um Hacktathon dentro do setor nuclear: BRAZILIAN NUCLEAR OLYMPICS (ONB). Com o tema Transição de Energia, a disputa foi lançada em março no Nuclear Communication para inscrições e apresentação dos primeiros desafios. No NT2E os participantes darão andamento na dinâmica com a escolha do mentor, tema, formação de grupos e os próximos desafios. O campeão da olimpíada será anunciado no Nuclear Legacy em novembro. As inscrições para o projeto podem ser feitas em: https://olimpiadasnuclearesbrasileiras.my.canva.site/
Deixe seu comentário